São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla gosta de usar suas "invenções'

DA REPORTAGEM LOCAL

A carreira dos irmãos Carvalho no remo foi impulsionada por uma boa dose de empirismo de Ronaldo e Ricardo, cobaias de suas próprias experiências.
Quando psicologia e esporte ainda não caminhavam tão próximos como ocorre atualmente, a dupla fazia psicoterapia hipnótica para tentar assegurar tranquilidade e concentração.
Para conseguir uma reposição correta de líquidos, lançavam mão de substâncias hidratantes vendidas em farmácias para o tratamento de pessoas com insolação. Isotônicos e suplementos alimentares ainda não eram coqueluche entre atletas.
"A gente não tinha tanta informação e tanta tecnologia à disposição como atualmente. Tentávamos testar algumas coisas", diz Ricardo.
Uma das invenções foi criada por Ronaldo. Ele improvisou um relógio usado para contar giros da roda da bicicleta como marcador do ritmo das remadas.
A dupla conta que já sofreu por conta da falta de preparação adequada para as competições. Nos Jogos de Seul-1988, eles chegaram à Coreia do Sul apenas cinco dias antes do início das provas e sofreram com o fuso horário.
"Não havia tanto cuidado com essa preparação como hoje", afirma Ricardo.
Ronaldo e Ricardo foram também às Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984. A dupla conquistou ouro nos Pans de Caracas-1983 e Indianápolis-1987.
Consideram como melhor resultado, no entanto, a quinta colocação no Mundial de 1986.0 (ML)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tradição: Filhos seguem passos do pai, remador até depois dos 40 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.