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Pneus preocupam a F-1 no calor da Malásia
Times devem aproveitar treinos livres ao máximo
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG
Um dos fatores determinantes na corrida de abertura do
Mundial, na Austrália, os pneus
deverão ter papel ainda mais
decisivo no GP da Malásia, segunda de 17 etapas da F-1 em
2009, que acontece neste domingo, às 6h (de Brasília).
É por este motivo, que envolve mais uma novidade no regulamento, que os treinos livres
em Sepang, que começam às
23h, servirão para que as equipes aprendam mais sobre os
compostos que serão usados
durante esta temporada.
A Ferrari, uma das que mais
sofreram para se adaptar aos
compostos em Melbourne, já
disse que otimizar o uso dos
pneus no circuito malaio será
uma de suas prioridades.
A partir deste ano, a Bridgestone não poderá fornecer tipos
"consecutivos" de pneus -as
especificações são duro, médio,
macio e supermacio.
A intenção da FIA foi justamente dificultar o trabalho de
pilotos e equipes, distanciando
a faixa de rendimento dos compostos para trazer mais variáveis e emoção às corridas.
Até a temporada passada, era
comum que os pilotos tivessem
dificuldade em escolher os
pneus que tinham melhor desempenho devido à similaridade de performance entre eles
em determinadas pistas.
Neste ano, os compostos usados na Malásia serão o duro e o
macio. O tipo mais duro será
utilizado pela primeira vez pelos times, já que ele é uma evolução dos que foram testados
durante a pré-temporada. Já o
segundo tipo de pneus também
será uma novidade, porque é
ainda mais macio do que o usado em Sepang no ano passado.
Como a corrida deste domingo é uma das mais quentes do
calendário, o problema da degradação dos compostos também será uma preocupação.
"Na Malásia, o circuito é severo para os pneus porque tem
curvas muito diferentes e duas
zonas de forte frenagem após
duas longas retas. Os pilotos terão de ser cuidadosos para não
fritá-los desnecessariamente",
disse Hiroshide Hamashima,
diretor da Bridgestone.
As novidades em outras áreas
para 2009 também têm influenciado o consumo dos
pneus. As mudanças aerodinâmicas, que diminuíram a pressão do ar, por exemplo, tendem
a deixar os monopostos menos
estáveis, o que pode gerar
maior desgaste dos compostos.
Outra mudança neste ano, o
uso do Kers, sistema que transforma a energia cinética despendida durante as freadas em
potência, também tende a sobrecarregar mais os pneus, especialmente os traseiros.
"Como fizemos na Austrália,
neste final de semana teremos
que maximizar nosso tempo de
pista nos treinos livres", afirmou Ross Brawn, proprietário
da Brawn GP. "As altas temperaturas na Malásia serão motivo a mais de preocupação."
NA TV - Treinos livres
Sportv 2, ao vivo, às 23h, e Sportv,
às 3h da madrugada de amanhã
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