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São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

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AUTOMOBILISMO

Sem acertar com Alexander Wurz, Jaguar sonda seu ex-piloto

Pizzonia pode ser trocado por Burti

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Frustrada a tentativa de contratar o austríaco Alexander Wurz para a vaga de Antonio Pizzonia, a Jaguar agora procura um brasileiro: Luciano Burti, que já correu pela equipe entre 2000 e 2001.
Caso Pizzonia, 22, repita em Barcelona os maus resultados dos quatro primeiros GPs, deverá ser substituído pelo compatriota a partir da prova da Áustria, dia 18.
Afastado da categoria desde que deixou o posto de piloto de testes da Ferrari, em janeiro, Burti, 28, estará hoje em Barcelona. Segundo seu empresário, Márcio Valente, será uma visita de cortesia.
"Ninguém nos procurou. O Luciano está viajando hoje [ontem" para a Espanha, mas não tem nada marcado. Será só para manter contatos. Não é legal ficar tanto tempo longe da F-1", disse.
A Folha apurou, no entanto, que Burti atualmente é a primeira opção da Jaguar para ocupar a vaga do piloto amazonense.
Coincidência ou não, após a prova deste domingo ele ficará mais cinco dias na Europa. Nesse tempo, poderia eventualmente até participar de testes com o R4.
Burti tem a seu favor a negativa da McLaren em liberar Wurz. A equipe inglesa, que ainda não lançou seu novo carro, alega que vai precisar muito de seu piloto de testes nos próximos meses para desenvolver o modelo MP4/18.
O ex-ferrarista ainda conta com um trunfo: a experiência que acumulou com o F2002, o carro mais vencedor da história da categoria.
Ontem, na véspera dos primeiros treinos para o GP da Espanha, Pizzonia afirmou estar alheio aos rumores: "Até agora ninguém da equipe falou sobre isso comigo".
O processo de "fritura" começou na semana passada, quando Nav Sidhu, assessor da Jaguar, deixou claro que Pizzonia será dispensado se não conseguir um bom resultado na Espanha.
Depois, a McLaren admitiu ter sido sondada para liberar Wurz. E, por fim, o amazonense foi duramente criticado pelo companheiro de equipe, Mark Webber.
Estreante na F-1, o máximo que Pizzonia conseguiu em quatro GPs foi um 13º lugar na Austrália. No grid, ficou duas vezes em 15º, na Malásia e em Imola. Já Webber largou em terceiro no Brasil e em quinto em Imola. E terminou a prova da Malásia em nono.
Burti já viveu situação parecida. Em 2000, correu o GP da Áustria pela Jaguar, substituindo Eddie Irvine, que estava doente. Em 2001, como titular, correu só quatro GPs. Sem marcar pontos, foi substituído por Pedro de la Rosa na quinta etapa do campeonato.



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