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AUTOMOBILISMO
Sem acertar com Alexander Wurz, Jaguar sonda seu ex-piloto
Pizzonia pode ser trocado por Burti
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA
Frustrada a tentativa de contratar o austríaco Alexander Wurz
para a vaga de Antonio Pizzonia, a
Jaguar agora procura um brasileiro: Luciano Burti, que já correu
pela equipe entre 2000 e 2001.
Caso Pizzonia, 22, repita em
Barcelona os maus resultados dos
quatro primeiros GPs, deverá ser
substituído pelo compatriota a
partir da prova da Áustria, dia 18.
Afastado da categoria desde que
deixou o posto de piloto de testes
da Ferrari, em janeiro, Burti, 28,
estará hoje em Barcelona. Segundo seu empresário, Márcio Valente, será uma visita de cortesia.
"Ninguém nos procurou. O Luciano está viajando hoje [ontem"
para a Espanha, mas não tem nada marcado. Será só para manter
contatos. Não é legal ficar tanto
tempo longe da F-1", disse.
A Folha apurou, no entanto,
que Burti atualmente é a primeira
opção da Jaguar para ocupar a vaga do piloto amazonense.
Coincidência ou não, após a
prova deste domingo ele ficará
mais cinco dias na Europa. Nesse
tempo, poderia eventualmente
até participar de testes com o R4.
Burti tem a seu favor a negativa
da McLaren em liberar Wurz. A
equipe inglesa, que ainda não lançou seu novo carro, alega que vai
precisar muito de seu piloto de
testes nos próximos meses para
desenvolver o modelo MP4/18.
O ex-ferrarista ainda conta com
um trunfo: a experiência que acumulou com o F2002, o carro mais
vencedor da história da categoria.
Ontem, na véspera dos primeiros treinos para o GP da Espanha,
Pizzonia afirmou estar alheio aos
rumores: "Até agora ninguém da
equipe falou sobre isso comigo".
O processo de "fritura" começou na semana passada, quando
Nav Sidhu, assessor da Jaguar,
deixou claro que Pizzonia será
dispensado se não conseguir um
bom resultado na Espanha.
Depois, a McLaren admitiu ter
sido sondada para liberar Wurz.
E, por fim, o amazonense foi duramente criticado pelo companheiro de equipe, Mark Webber.
Estreante na F-1, o máximo que
Pizzonia conseguiu em quatro
GPs foi um 13º lugar na Austrália.
No grid, ficou duas vezes em 15º,
na Malásia e em Imola. Já Webber
largou em terceiro no Brasil e em
quinto em Imola. E terminou a
prova da Malásia em nono.
Burti já viveu situação parecida.
Em 2000, correu o GP da Áustria
pela Jaguar, substituindo Eddie
Irvine, que estava doente. Em
2001, como titular, correu só quatro GPs. Sem marcar pontos, foi
substituído por Pedro de la Rosa
na quinta etapa do campeonato.
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