UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

O próximo rival de Popó: Barrios

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo desafiante de Popó será o invicto argentino Jorge ""La Hiena" Barrios, contra quem o brasileiro defende os cinturões da AMB e OMB, no dia 9 de agosto, conforme confirmado com exclusividade a esta coluna.
A informação partiu do matchmaker Sampson Lewkowicz, que trabalha para o promotor de Barrios, Mario Arano. E foi confirmada pelo escritório de Arthur Pelullo, promotor do brasileiro.
Segundo do ranking da OMB, Barrios tem 39 vitórias, 29 por nocaute, 1 derrota e 1 empate.
Um colega argentino descreveu ""La Hiena" como "brigador, porém sem a pegada de Popó".
Por falar em Popó, o pugilista baiano pôs mesmo o Brasil no mapa (literal e figuradamente).
Ao abrir a última edição da tradicional ""The Ring" (junho de 2003), depara-se na primeira página com uma foto do campeão unificado superpena à frente de um recorte do mapa do Brasil.
Trata-se de anúncio pago da Everlast, que apóia o brasileiro.
Mas nem seria necessário pagar para que estivesse na edição. Ele é o destaque de sua categoria na matéria ""A situação do esporte".
""Espera-se que, quando um superstar abandone sua categoria, sintam sua falta. E, até certo ponto, é isso o que acontece [Popó ainda menciona o nome do atual campeão dos leves do CMB, categoria imediatamente superior à sua". Mas sentimos falta mesmo é de Acelino "Popó" Freitas", diz.
""Lembra-se do impiedoso brigador com a pegada explosiva? O que aconteceu àquele cara? E quem é este que lembra Freitas, mas luta como [o monótono pesado" Larry Donald? Certo, a comparação com Donald é um pouco injusta. Mas Freitas agora se preocupa mais com a defesa e substituiu ganchos e diretos demolidores por jabs precisos e movimentação de pernas. Após ter nocauteado em suas primeiras 29 lutas, as três seguintes terminaram por pontos [essa edição é anterior ao seu último combate"."'
"Ainda assim, ele é o "homem" na divisão, por uma pequena margem sobre Joel Casamayor, a quem venceu com decisão polêmica em 2002", finaliza a revista.
A publicação também critica o fato de Gabe Ruelas ter sido considerado como rival para Popó.
Outra revista, a ""Boxing Digest", elevou o baiano a oitavo no ranking com os melhores pugilistas da atualidade, consideradas todas as categorias de peso.
Ele também foi mencionado em uma das últimas edições do programa ""Friday Night Fights". Os analistas Max Kellerman e Brian Kenny entrevistavam Mayweather, campeão dos leves do CMB.
Ao questionar quem seriam os três que mais gostaria de pegar, e especular que seriam Popó, o campeão dos leves da FIB, Paul Spadafora, e o da AMB, Leonard Dorin, Mayweather os esnobou.
Ele citou Kostya Tszyu [campeão dos meio-médios-ligeiros], Ricardo Mayorga [campeão unificado dos meio-médios] e Oscar de la Hoya [campeão unificado dos médios-ligeiros]. Tszyu é de uma categoria acima da sua; Mayorga, duas; e De la Hoya, três.
Então se Popó quiser pegar Mayweather, terá de ser rápido, pois este quer ganhar peso.

Brasil 1
Na segunda, Eder Jofre comemora os 30 anos de seu segundo título mundial, o dos penas, que conquistou ao bater Jose Legra.

Brasil 2
O armênio José Archak, ex-seleção brasileira, luta amanhã em Las Vegas (EUA) com José ""Snoopy" Rodrigues. Depois, Archak volta ao ringue dia 17. Nessa mesma oportunidade, outro brasileiro, o pesado Fábio Maldonado, faz sua estréia profissional, contra Tim Grant.

Brasil 3
O Brasil terminou com saldo positivo o desafio contra a seleção B de Cuba, em uma das competições preparatórias para os Jogos Pan-Americanos. Os brasileiros venceram 13 lutas e os cubanos, 11.

E-mail eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: Alonso e nova Ferrari marcam início de treinos
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Os técnicos: Sócrates
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.