São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Após brilharem em 2005, forasteiros patinam, e muitos estão na reserva

Início do Brasileiro mostra estrangeiros em declínio

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano passado, eles emplacaram quatro representantes na seleção ideal do campeonato. Em 2006, os estrangeiros começaram o Brasileiro com o pé esquerdo.
Como acontece desde o início desta temporada, o grosso dos forasteiros decepciona e sofre com lesões. Alguns até amargam a reserva, especialmente no Grêmio.
O clube gaúcho tem dois argentinos (Maidana e Herrera), um uruguaio (Lipatin) e um chileno (Escalona) no seu elenco. Nenhum deles é hoje titular.
O Flamengo é outro que apostou na importação de jogadores e já começa a se arrepender. O uruguaio Peralta ganhou fama -justificada- de boêmio e está fora da equipe principal. O mesmo deve acontecer com o paraguaio Ramírez, que chegou a empolgar no fim da temporada passada, quando ele se recuperar de lesão.
Os nomes mais famosos da legião estrangeira no Brasil não repetem o desempenho de 2005.
Tevez vai bem na Libertadores, mas é desfalque constante no Corinthians nos torneios nacionais.
O sérvio Petkovic marcou só seis gols nos 20 jogos do Fluminense na temporada. Lento, ele perdeu a fama de craque do time para a revelação Lenny, 18.
Em má forma física, o paraguaio Gamarra comanda uma defesa bastante vulnerável.
O Palmeiras, nas mais de 30 vezes que entrou em campo na temporada até o momento, só não foi vazado em seis oportunidades.
Autor de seis gols no Brasileiro-05, o uruguaio Lugano não balançou as redes ainda em 2006 pelo São Paulo. E, pior, perdeu a fama de disciplinado -foi expulso duas vezes no Paulista.
Outra promessa estrangeira surgida no ano passado, o meia colombiano Ferreira, do Atlético-PR, não engatou nova boa performance nesta temporada. Ele fracassou junto com o time no Estadual e não marcou nas últimas sete vezes que o clube curitibano entrou em campo.
Alguns forasteiros estavam em boa fase, mas foram traídos por contusões. É o caso do chileno Maldonado, um dos destaques do Santos no Paulista e que ainda não jogou no Nacional.
O argentino Sebá voltou anteontem ao Corinthians depois de quatro meses afastado por lesão. Novamente não agradou, e seu time perdeu para a Ponte Preta por 3 a 2, em Campinas.
A lista de estrangeiros que vêm se destacando não é grande. Mascherano teve algumas boas atuações no Corinthians. O colombiano Rentería, do Inter, marcou um dos mais belos gols da Libertadores na semana passada, contra o Nacional do Uruguai. E o paraguaio Manzur é destaque da sólida defesa santista.


Texto Anterior: Futebol: Petkovic ironiza juiz do clássico com o Vasco
Próximo Texto: Estatística: Forasteiros somem dos rankings feitos pelo Datafolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.