São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem traje tecnológico, treino fora d'água muda

DA ENVIADA A AUBURN

O fim dos trajes tecnológicos na natação não afetou apenas os tempos e os treinos de Cesar Cielo dentro na piscina. Para nadar de forma mais eficiente apenas com bermudas, o brasileiro também está mudando seu trabalho fora da água.
Para compensar a ausência do maiô e ajudá-lo a manter o corpo bem alinhado e sobre a água, o foco tem sido exercícios para a região abdominal.
"Não há mais o traje "carregando" o atleta nos 50 m iniciais. Não será fácil manter a velocidade. Terá de estar forte. Não dá para nadar com tudo os primeiros 50 m e esperar aguentar no mesmo ritmo até o fim", diz o técnico Brett Hawke.
Em Auburn, a preparação de Cielo está a cargo de Bryan Karkosca. O ex-jogador de futebol americano implementou sistema de treino com uso de levantamento de peso olímpico.
"Esses movimentos trabalham o sistema neurológico do atleta, e não só alguns músculos", diz o preparador físico.
Cielo levanta cerca de 105 quilos em treinos mais pesados. Entre uma série e outra, descansa de três a quatro minutos. "Tentamos ensinar o corpo que ele pode empurrar uma grande quantidade de peso, descansar um pouco e repetir de novo", diz Karkosca. (ML)


Texto Anterior: O exílio de Cielo
Próximo Texto: Por recordista, técnico diz "não" à equipe olímpica norte-americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.