São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Penais dão ao Fla título sem derrota

ESTADUAL DO RIO
Após 0 a 0 com o Vasco, equipe é campeã invicta


Rafael Andrade/Folhapress
Flamenguistas comemoram no Engenhão

FÁBIO GRELLET
DO RIO

Em partida marcada pela violência entre torcidas fora do estádio -torcedor morreu baleado em uma briga em Campo Grande, zona oeste-, o Flamengo venceu o Vasco nos pênaltis e se sagrou campeão estadual pela 32ª vez -pela quinta vez, invicto.
O jogo de ontem no Engenhão, que terminou 0 a 0 no tempo normal, definiria o vencedor da Taça Rio, o segundo turno. Como o Flamengo havia vencido a Taça Guanabara -o primeiro turno-, ficou com o título.
Fora do campo, brigas entre as duas torcidas deixaram um morto, dezoito feridos e 100 pessoas detidas.
Em campo, o Vasco foi melhor em boa parte do jogo, mas não conseguiu abrir o placar. Ronaldinho fez partida apática, sem destaque. O duelo teve 47 faltas e duas expulsões, uma de cada lado.
Nos pênaltis, três dos quatro cobradores vascaínos (Bernardo, Felipe Bastos e Elton) desperdiçaram suas cobranças. O Flamengo perdeu um pênalti, cobrado por Fierro, mas venceu a disputa por 3 a 1 com gols de Renato, Fernando e Thiago Neves.
Foi a terceira vitória rubro- -negra nos pênaltis neste campeonato. Na semifinal da Taça Rio, o Flamengo vencera o Fluminense. Na semifinal da Taça Guanabara, a equipe bateu o Botafogo.
Com o resultado, o Flamengo mantém uma tradição de 23 anos: não perde para o Vasco numa decisão estadual desde 1988, quando foi derrotado por 1 a 0.
O técnico Vanderlei Luxemburgo, torcedor declarado do Flamengo, afirmou ganhar um título pelo clube do coração tem um sabor diferente e exaltou o adversário.
"O Ricardo Gomes pegou o Vasco morto e colocou na final. Só perdeu porque alguém tem que perder."
Questionado sobre pênaltis perdidos, o técnico vascaíno, Ricardo Gomes, disse que esse tipo de disputa depende de "um conjunto de fatores". "Não digo que é loteria, mas tem várias influências."
"Se teve algum time melhor durante a partida, foi o Vasco. Mas faltou o último passe, e o Flamengo estava bem organizado na defesa", declarou Ricardo Gomes.
Não foi só fora do estádio que houve problemas envolvendo a torcida. Ao fim do jogo, segundo a PM, torcedores vascaínos destruíram mais de 130 cadeiras da arena.
Ninguém foi preso.


Texto Anterior: São Paulo: Estreia é viável
Próximo Texto: Time se volta para a Copa do Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.