São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Bem-vindo, Barcelona, ao meu top 5 da história

QUAL é o lugar do Barcelona atual e de Messi na história do futebol? A pergunta já vem sendo feita faz alguns meses e, semana após semana, show após show, ela ganha mais força e razão.
A história não acabou para ambos, o que dificulta essa "medição", mas eu já não tenho dúvida em colocar o Barça de Messi, o esquadrão de Guardiola desde 2009, entre os cinco maiores times que um clube já formou em todos os tempos.
Por ordem cronológica, o Real Madrid de Di Stéfano, o Santos de Pelé, o Ajax de Cruyff, o Milan de Gullit e Van Basten e o Barcelona de Messi estão no meu Olimpo.
Só consegui ver ao vivo os dois últimos, mas hoje, com a tecnologia, a globalização e outras ferramentas, é possível ter acesso a muitas informações e imagens (veja ao lado) dos times antigos.
A supremacia incontestável dos cinco em suas épocas impressiona, assusta, encanta, consagra, eterniza.
Uma equipe que fica mais de três anos com muito mais posse de bola que todos os adversários é no mínimo assombrosa. Já comparei o Barça atual a uma anaconda, que enrola calmamente a presa enquanto quebra seus ossos e a asfixia.
Como a imagem de um esquadrão vem atrelada à de seu maior craque, Messi deu um salto, virou gênio, mito. A história está sendo escrita e está formando, sim, a Santíssima Trindade da bola: Pelé, Maradona e Messi.

REAL MADRID

http://is.gd/Y2IXP0

SANTOS

http://is.gd/5ubwAk

AJAX

http://is.gd/KZni0V

MILAN

http://is.gd/huRD0z

BARCELONA

http://is.gd/mdIPwD


Texto Anterior: NBA: Miami faz 2º duelo na Flórida contra o Dallas
Próximo Texto: Amistoso é "vestibular" para vaga na Copa América
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.