São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Brasil sub-20 cai na morte súbita

DA REDAÇÃO

Assim como nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, e de Atlanta, em 1996, uma seleção africana eliminou ontem o Brasil em uma morte súbita.
Dessa vez, a derrota foi por 2 a 1 para Gana nas quartas-de-final do Mundial sub-20, na Argentina.
Na Austrália, a equipe olímpica, que era sub-23, também foi derrotada na morte súbita das quartas-de-final, por Camarões, que estava com dois jogadores a menos em campo.
Nos Jogos de 1996, foi a vez de a Nigéria acabar com as esperanças brasileiras de conquistar a primeira medalha de ouro da história do país no tempo extra. Naquela oportunidade, o Brasil entrou em campo com veteranos, como Bebeto, e estrelas jovens, como o atacante Ronaldo.
Ontem, em Córdoba, o Brasil vencia por 1 a 0 até os 35min do segundo tempo, quando Ibrahim empatou para Gana.
Após o gol de empate do adversário, a seleção treinada por Carlos César foi pressionada até o final da partida, mas ainda conseguiu se segurar e responder com alguns contra-ataques.
No primeiro tempo da morte súbita, porém, Gana já fez o ""gol de ouro", aos 5min, com Mensah, que completou de cabeça um escanteio cobrado da esquerda.
"A gente esperou muito por esse momento magnífico", disse o técnico de Gana, Emmanuel Afranie.
O gol brasileiro foi feito pelo atacante Adriano, que disputou bola com o goleiro rival, após cruzamento, e conseguiu marcar, aos 44min da etapa inicial.
Apesar da importância do Mundial sub-20, o Brasil optou por não levar todos os seus melhores atletas para a Argentina.
O atacante Ewerthon, do Corinthians, e o volante Fábio Rochemback, que está indo para o Barcelona, não disputaram a competição por estarem servindo a seleção principal -ontem, na derrota para o Uruguai, os dois não foram utilizados pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
A equipe ainda teve problemas de contusão, como a que atingiu o meia são-paulino Júlio Baptista durante toda a primeira fase da competição.
Apesar dos desfalques, o time do treinados Carlos César chegou ao jogo contra Gana como grande favorito à vitória.
O motivo era a campanha da equipe, que havia vencido com facilidade os quatro jogos anteriores pela competição.
"Não existem equipes invencíveis. Meu time se comportou muito bem durante o jogo, mas o futebol é assim", afirmou o treinador brasileiro.
A última vez que o Brasil conquistou o Mundial sub-20 foi em 1993 -antes, o time havia ficado com o título em 1983 e 1985.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Técnico rival dedica vitória ao "povo sofrido"
Próximo Texto: Final será entre sul-americanos e africanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.