São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Once Caldas vence no desempate e ganha Libertadores pela primeira vez

Pênaltis enfim derrubam o Boca Juniors e Bianchi

DA REPORTAGEM LOCAL

Desta vez os pênaltis traíram Boca Juniors e Carlos Bianchi.
Na fórmula de desempate que consagrou time e técnico argentinos na Taça Libertadores, o Once Caldas, em Manizales, levou a melhor e conquistou o seu primeiro título na competição e o segundo do futebol colombiano.
Depois de uma série de cobranças erradas, o Once Caldas levou a taça com uma vitória de 2 a 0 no desempate dos pênaltis -os argentinos desperdiçaram todos os quatro chutes que executaram.
Tanto Boca quanto Bianchi ostentavam até ontem um currículo impecável na disputa de pênaltis em finais do principal torneio sul-americano. Dos cinco títulos conquistados pelo clube até hoje, três foram ganhos no sistema que ontem consagrou o Once Caldas. Por duas vezes isso aconteceu contra rivais brasileiros -em 1977, diante do Cruzeiro, e em 2000, contra o Palmeiras.
Bianchi encheu seu currículo de títulos da Libertadores graças ao bom desempenho de seus jogadores nos pênaltis -das suas quatro taças, três (duas com o próprio Boca e uma com o Vélez Sarsfield) chegaram nos tiros livres.
Ontem, a disputa foi para os pênaltis depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal -na primeira partida da decisão aconteceu um empate sem gols na Argentina.
Depois de segurar o empate em Buenos Aires, o Once Caldas, que havia eliminado Santos e São Paulo nas, respectivamente, quartas-de-final e semifinais, partiu logo para o ataque ontem.
Os colombianos abriram o placar aos 8min, em um forte chute da intermediária de Viáfara em que a bola acabou no ângulo de Abbondanzieri.
Ao contrário do que fez na semifinal contra o São Paulo, quando também saiu na frente, mas depois recuou e foi pressionado, o Once Caldas continuou melhor mesmo em vantagem e tinha seguidas chances de ampliar o resultado, principalmente em contra-ataques.
Foi assim até o final do primeiro tempo, mas o anfitrião não voltou com a mesma força para a segunda parte. Tanto que aos 7min sofreu o empate, com um gol de cabeça do zagueiro Burdisso.
Uma série de substituições de Luiz Montoya, o técnico do Once Caldas, mudou o panorama da partida novamente. A partir dos 20min, os colombianos perderam várias chances claras de gol.
Nos minutos finais, o ritmo diminuiu sensivelmente e a disputa foi mesmo para os pênaltis, quando o Boca, que havia passado pelo River Plate nas semifinais também nos tiros livres, abusou dos erros e viu o rival celebrar.
Com a vitória de ontem, o Once Caldas, que terminou invicto em casa na Libertadores-04, garantiu vaga para a disputa do Mundial interclubes, quando irá enfrentar, no final do ano, o Porto, o último vencedor da Copa dos Campeões da Europa.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Vôlei: Na Liga, Brasil volta a encarar os espanhóis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.