São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Lula usa cúpula para promover Jogos-16 no Rio

MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL A SIRTE (LÍBIA)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem sua condição de convidado de honra da cúpula da União Africana para pedir apoio à candidatura do Rio na disputa pelos Jogos Olímpicos de 2016.
O apelo foi feito na parte improvisada do discurso feito por Lula aos delegados. Usando uma gravata com as cores da campanha Rio-16, o presidente pediu aos africanos que prefiram o Rio a seus concorrentes, Tóquio, Madri e Chicago.
"Não poderia deixar de fazer o apelo ao microfone, já que eu não pude conversar individualmente. São 16 votos na África."
Segundo Lula, são boas as chances de a candidatura brasileira ter a maioria dos votos africanos na eleição que, em setembro, define a sede dos Jogos.
A lógica do presidente é que a ausência de países que colonizaram a África, como Reino Unido e França, coloca o Rio como o favorito entre os delegados.
Além disso, mesmo um país de língua espanhola, como Guiné Equatorial, "quase certamente votará no Brasil", disse Lula.
"Com vários países árabes nós já falamos, e muitos estão propensos a votar no Brasil. Eu fiz um pedido e um apelo para que não se esqueçam do Rio."


Texto Anterior: Natação: Phelps nada só borboleta e livre em seletiva
Próximo Texto: Sucessão não resolve problemas do basquete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.