São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feliz com Dunga

Aval ao técnico do Brasil sobe 20 pontos percentuais, vai a 69% e bate recorde, revela Datafolha

DE SÃO PAULO

"O torcedor tem de estar feliz com a seleção", disse Dunga, em entrevista coletiva na semana passada. E ele está feliz, comprova pesquisa Datafolha realizada no país nos últimos dois dias.
No momento em que enfrenta o maior desafio à frente da equipe nacional, o técnico tem apoio recorde dos brasileiros: 69% consideram ótimo ou bom o desempenho do comandante do time.
É um salto de 20 pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em 20 e 21 de maio, poucos dias após Dunga anunciar os 23 jogadores que iriam à África do Sul e deixar de fora Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos, dois dos melhores atletas em ação no país.
Trata-se também de um aumento de cinco pontos sobre o recorde anterior do treinador, registrado em dezembro de 2009, quando a seleção fechava um ano positivo: vencera antes a Copa das Confederações e se classificara em primeiro nas eliminatórias para o Mundial.
A pesquisa desta semana ouviu 2.658 pessoas em 163 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Só 3% dos entrevistados consideram o trabalho de Dunga ruim ou péssimo, segundo a atual pesquisa.
Cenário bem distante do de novembro de 2008, quando 19% tinham avaliação negativa da performance do treinador. Três meses antes ele falhara na Olimpíada.
Os dados indicam também que, quanto maior a renda do entrevistado, ainda maior é o aval a Dunga. O índice de ótimo/bom do treinador é de 67% entre os que ganham até dois salários mínimos e vai a 73% entre os que recebem mais de dez mínimos.
O fenômeno se repete no recorte por escolaridade: Dunga é ótimo/bom para 66% dos que estudaram somente até o nível fundamental e para 75% dos que completaram o nível superior.
A análise por região aponta que o Sudeste, com "só" 66% de ótimo/bom, é o mais crítico ao treinador. No Sul do país, a "aldeia" de Dunga, 73% referendam seu trabalho. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o índice é de 72%, e, no Nordeste, de 69%.


Texto Anterior: Prancheta do PVC: O modelo é a Inter
Próximo Texto: Kaká é visto como o melhor e o pior do time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.