São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nacional tem elite e desespero precoces

SÉRIE A
Com um terço da disputa, campeonato já vê líderes abrirem distância inédita para bloco da degola


RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O Campeonato Brasileiro deste ano ganhou um rosto mais cedo do que o habitual.
Pode até não ser a face definitiva. Mas, com pouco mais de um terço das 38 rodadas disputadas, a competição já separou bastante os clubes que almejam o título daqueles que farão figuração ou lutarão contra o rebaixamento.
O torneio mais desigual dos últimos anos tem a elite formada pelos times mais vencedores de sua história.
Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco, que mais levaram títulos na era moderna do Brasileiro (iniciada em 1971), fecharam as quatro últimas rodadas como os cinco primeiros.
E abriram vantagem para os outros participantes.
Desde que chegou ao seu formato atual, com pontos corridos e 20 equipes, em 2006, a Série A nunca teve, na 13ª rodada, uma diferença tão grande entre os cinco primeiros e os cinco últimos.
Hoje, 11 pontos separam o Vasco, quinto colocado e classificado para Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil, do Grêmio, 16º e primeiro a escapar do descenso.
Tudo bem que o time gaúcho tem uma partida a menos. Mas como o Atlético-GO, 15º, também tem 13 pontos, a folga permanece inalterada.
Excluindo a edição atual, a média histórica dessa vantagem na 13ª rodada é inferior a oito pontos -em 2006, até então o ano com maior desequilíbrio, chegou a dez.
Mesmo comparado aos Brasileiros com mais participantes (e consequentemente com maior desnível técnico), a diferença impressiona. Em 2003 e 2004, com 24 clubes, foi menor do que o atual. E em 2005, com 22 times, apenas um ponto superior: 12.
A diferença recorde é fruto das ótimas campanhas do quinteto top em 2011. Com 25 pontos, o Palmeiras é o melhor quarto colocado após 13 rodadas no atual sistema de disputa. E nenhuma equipe que ocupava o quinto lugar nesta altura do campeonato tinha mais do que os 24 pontos que o Vasco possui.
Apesar de ter perdido as duas últimas partidas, o Corinthians ainda é o líder que, neste momento da disputa, maior vantagem possui em relação ao lanterna. São 20 pontos a mais do que o América-MG. E o clube paulistano só jogou 12 vezes, contra 13 da maior parte dos rivais.
O time do técnico Tite, que ganhou 93,3% dos pontos possíveis nos dez primeiros jogos, tem os mesmos adversários desde que chegou ao topo, na sétima rodada -pelo menos três dos favoritos ficaram entre os cinco primeiros em todas as rodadas.


Texto Anterior: São Paulo: Equipe perde Xandão e fica com só 2 zagueiros
Próximo Texto: Torneio está aberto, acreditam dirigentes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.