São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Se quebrar a invencibilidade da Grécia, 2ª colocada do Grupo D, hoje, seleção pode até se classificar no saldo de sets

Brasil joga para barrar ascensão grega

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira joga hoje, a partir das 9h, para tentar barrar a boa fase da Grécia do Mundial da Alemanha. E, se quebrar a invencibilidade do rival, pode até deixar a quadra em Leipzig já classificada para a próxima fase do torneio graças a seu saldo de sets.
A equipe grega, considerada um dos adversários mais fáceis das brasileiras na primeira fase, está surpreendendo. O time é o segundo colocado do grupo, com seis pontos. A China lidera, e o Brasil ocupa o terceiro lugar.
Depois de passar pelas fracas Tailândia e Austrália, a Grécia derrotou ontem as polonesas, por 3 sets a 2. A Polônia era considerada o segundo adversário mais difícil da equipe nacional no grupo -o Brasil venceu por 3 a 0.
Para barrar a ascensão grega, a principal preocupação de Marco Aurélio Motta é com a regularidade. O treinador tem usado as partidas desta primeira fase para dar ritmo às jogadoras reservas.
No confronto com a China, anteontem, a entrada das atletas do banco -Arlene, Marina Daloca, Soninha e Sheila- foi fundamental para que o time, apesar da derrota, fizesse um jogo equilibrado com uma das favoritas ao título.
Ontem, na vitória sobre a seleção da Austrália (leia texto nesta página), no entanto, o resultado não foi tão positivo.
"Mexi bastante [no time" e acho que mudei até demais. As substituições acabaram mudando nosso padrão de jogo. Sabemos que isso pode ocorrer e não pretendo mudar tanto na partida de amanhã [hoje"", afirmou Motta.
"Mas acredito que é muito importante colocar as jogadoras reservas em quadra para que elas adquiram ritmo", completou.
A Grécia, assim como a Austrália, é um adversário desconhecido das brasileiras. As referências do técnico Marco Aurélio Motta são, principalmente, das três partidas que as gregas já fizeram neste Mundial, em Leipzig.
"A Grécia é uma equipe com padrão de jogo superior ao australiano, é mais alta e tem um bloqueio mais forte. Vamos ter de apresentar uma variação maior de jogadas", disse o treinador.
Na rodada de ontem do Grupo D, as chinesas perderam um set para a fraca Tailândia, mas venceram o jogo por 3 a 1.
A surpresa da primeira fase está no Grupo C. A seleção de Porto Rico derrotou ontem a Argentina, por 3 sets a 2, está invicta e é a segunda colocada, atrás dos EUA. A Rússia, com uma derrota, ocupa a terceira posição.


NA TV - Brasil x Grécia, Globo e Sportv, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: A rodada
Próximo Texto: Seleção passa por rival mais fraco da 1ª fase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.