São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França usa drama para reconquistar torcedores

Versos no metrô são aposta da federação

ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Para grandes males, grandes remédios. A FFF (Federação Francesa de Futebol) lançou campanha de publicidade dramática para reconquistar a torcida após a vergonhosa performance da seleção na Copa da África do Sul.
A França foi eliminada na primeira rodada, sem vencer.
O objetivo é motivar o público a assistir à partida contra Belarus, amanhã, pelas eliminatórias para a Euro-12.
Os cartazes, colocado nos metrôs parisienses, trazem somente um texto, escrito em forma de versos e rima.
A primeira frase dá o tom da campanha: "A derrota está para sempre marcada, mas temos um jogo a ganhar".
E os versos continuam: "Os erros não serão esquecidos, mas temos um jogo a ganhar. A reconstrução não terminou, mas temos um jogo a ganhar. Uma nova história vai começar. Temos um uniforme a defender".
Nos blogs franceses dedicados ao futebol, a campanha não convence. Zombam do texto, que consideram "lacônico" ou "cômico", apontando, com ironia, suas "pretensões líricas" e "épicas".
"Trata-se de autoflagelação", diz um comentário. "Espero que os jogadores façam melhor do que os assessores de comunicação da federação", comenta um outro.
Mais ponderado, o torcedor e professor de música Eric Regnier considera a mensagem pertinente, mas demasiado dramática. "O risco é que o efeito acabe sendo o contrário do desejado."
Além dos outdoors, a FFF decidiu liquidar os ingressos: 10 mil entradas a € 10 (R$ 22).


Texto Anterior: Time vai homenagear ex-goleiro Gilmar
Próximo Texto: São Paulo crê em sua mais difícil reação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.