São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Improviso

Além dos clubes, calendário da CBF também atrapalha Mano Menezes, que perde atletas e tempo para treinos

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

O calendário da CBF conseguiu, de uma só vez, prejudicar os clubes brasileiros e o trabalho do treinador Mano Menezes na seleção.
Ontem, em Londres, o primeiro treino antes do jogo contra Gana teve a presença de apenas 12 jogadores.
Os dez atletas que atuam no Brasil só chegam hoje à capital da Inglaterra. Vão participar do treino de hoje à tarde, mas obviamente sem as mesmas condições físicas após quase 12 horas de voo.
Ronaldinho, Lucas e Paulo Henrique Ganso participaram ontem, em São Paulo, de evento realizado por uma patrocinadora da CBF.
Mano poderá fazer dois treinos com o time todo antes do jogo -seriam quatro, se houvesse folga no Nacional.
O calendário da Fifa prevê a realização de até dois amistosos entre os dias 2 e 6 de setembro. O jogo contra Gana está marcado para o dia 5, na segunda-feira, no estádio Craven Cottage, do Fullham.
Para não desagradar ainda mais os clubes brasileiros, já insatisfeitos por terem que liberar seus melhores atletas para a seleção, a CBF permitiu que eles atuassem na rodada do meio de semana.
A medida só resolve parcialmente o problema, já que os dez "brasileiros" chamados por Mano vão perder a rodada deste final de semana e vão chegar em cima da hora para os jogos seguintes, no meio da semana que vem.
O Brasileiro é o único dos campeonatos relevantes que não é interrompido para amistosos da Fifa e competições (como a Copa América), por falta de datas.
Para acomodar Estaduais e o período de férias dos atletas (um mês), as 38 rodadas do Nacional ficam espremidas entre maio e dezembro.
A situação também atrapalha clubes que têm estrangeiros selecionáveis -casos do Palmeiras do chileno Valdivia, do Botafogo do uruguaio Loco Abreu, entre outros.

SÓ A DEFESA
Mano Menezes aproveitou os poucos jogadores que tinha à disposição ontem para treinar a defesa. Armou-a com Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo. À frente dessa linha, Lucas Leiva e Fernandinho.
É um esboço do que pode ser o time titular para o amistoso contra Gana, que ocupa o 36º lugar no ranking da Fifa. "Não é uma baba", comentou o zagueiro Thiago Silva.
Do outro lado, uma formação com David Luiz, Elias, Luiz Gustavo, Hulk e Pato tentava atacar. A atividade durou cerca de 40 minutos.
O técnico dedicou atenção especial a Marcelo, com quem conversou pelo menos duas vezes ao pé do ouvido.
Contra Gana, o lateral do Real Madrid será titular da seleção brasileira pela primeira vez desde que Mano Menezes substituiu Dunga.
Jogador e treinador tiveram desentendimentos via imprensa nos últimos meses, por causa dos pedidos de dispensa do lateral.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.