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Quebras e erros fazem o calvário de Massa
Soma de falhas do piloto e carro pouco confiável extinguem chances de título
A duas corridas do final do campeonato, brasileiro, em quarto lugar, não tem mais como ser campeão, mas diz que teve boa temporada
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A FUJI
Erros elementares somados
à falta de confiabilidade do
F2007. Foi essa mistura que, a
duas etapas do encerramento
do Mundial de F-1, alijou Felipe
Massa da disputa pelo título.
A escolha errada dos pneus
na largada do GP do Japão, anteontem, foi apenas a última
em uma temporada marcada
por falhas e excelentes corridas
do piloto da Ferrari.
"Infelizmente neste ano não
deu, mas acho que no fim das
contas fiz um bom campeonato", disse Massa, que chegou
em sexto na volta de Fuji à categoria após 30 anos. "Consegui
vencer três corridas até aqui, tive um ritmo forte, mas faltou
sorte", justificou o ferrarista.
Em parte. O maior problema
do piloto brasileiro foi sem dúvida a quantidade de quebras
de seu carro no ano. Após uma
temporada em que só havia deixado de completar um GP por
causa do estouro do motor, a
Ferrari sofreu com quebras.
Entre Massa e Kimi Raikkonen, foram três casos que impediram os pilotos de completarem corridas. Fora durante os
treinos e as falhas que não resultaram em abandonos.
Exemplos disso foram os GPs
da Austrália, da Inglaterra e da
Itália. No primeiro, abertura do
Mundial, um problema no
câmbio durante a classificação
fez com que Massa largasse em
último. Em Silverstone, o problema foi o motor apagar na
largada. E, em Monza, foi uma
quebra na suspensão traseira.
"Não adianta nada ter um
carro que é muito veloz mas
que não acaba corridas. Perdemos muitos pontos por isso",
afirmou o ferrarista, que ocupa
o quarto lugar na tabela.
Não foi apenas sorte que faltou. Apesar de não admitir publicamente, a Ferrari sentiu
muito a falta de Ross Brawn em
2007. Diretor técnico e estrategista do time na era Schumacher, tirou um ano sabático.
Houve falhas que beiraram o
amadorismo, como no Canadá,
quando o brasileiro foi desclassificado por deixar os boxes
quando a luz ainda estava vermelha. Ou como na Hungria,
quando o time esqueceu de reabastecer o carro de Massa.
Mas não foi só a Ferrari que
errou. O brasileiro falhou na
largada do GP da Malásia,
quando foi criticado pela imprensa italiana, e no GP da Europa. Massa liderava quando
começou a chover. Mesmo depois de trocar os pneus, não
conseguiu segurar Fernando
Alonso e acabou em segundo.
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