São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007

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Quebras e erros fazem o calvário de Massa

Soma de falhas do piloto e carro pouco confiável extinguem chances de título

A duas corridas do final do campeonato, brasileiro, em quarto lugar, não tem mais como ser campeão, mas diz que teve boa temporada

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A FUJI

Erros elementares somados à falta de confiabilidade do F2007. Foi essa mistura que, a duas etapas do encerramento do Mundial de F-1, alijou Felipe Massa da disputa pelo título.
A escolha errada dos pneus na largada do GP do Japão, anteontem, foi apenas a última em uma temporada marcada por falhas e excelentes corridas do piloto da Ferrari.
"Infelizmente neste ano não deu, mas acho que no fim das contas fiz um bom campeonato", disse Massa, que chegou em sexto na volta de Fuji à categoria após 30 anos. "Consegui vencer três corridas até aqui, tive um ritmo forte, mas faltou sorte", justificou o ferrarista.
Em parte. O maior problema do piloto brasileiro foi sem dúvida a quantidade de quebras de seu carro no ano. Após uma temporada em que só havia deixado de completar um GP por causa do estouro do motor, a Ferrari sofreu com quebras.
Entre Massa e Kimi Raikkonen, foram três casos que impediram os pilotos de completarem corridas. Fora durante os treinos e as falhas que não resultaram em abandonos.
Exemplos disso foram os GPs da Austrália, da Inglaterra e da Itália. No primeiro, abertura do Mundial, um problema no câmbio durante a classificação fez com que Massa largasse em último. Em Silverstone, o problema foi o motor apagar na largada. E, em Monza, foi uma quebra na suspensão traseira.
"Não adianta nada ter um carro que é muito veloz mas que não acaba corridas. Perdemos muitos pontos por isso", afirmou o ferrarista, que ocupa o quarto lugar na tabela.
Não foi apenas sorte que faltou. Apesar de não admitir publicamente, a Ferrari sentiu muito a falta de Ross Brawn em 2007. Diretor técnico e estrategista do time na era Schumacher, tirou um ano sabático.
Houve falhas que beiraram o amadorismo, como no Canadá, quando o brasileiro foi desclassificado por deixar os boxes quando a luz ainda estava vermelha. Ou como na Hungria, quando o time esqueceu de reabastecer o carro de Massa.
Mas não foi só a Ferrari que errou. O brasileiro falhou na largada do GP da Malásia, quando foi criticado pela imprensa italiana, e no GP da Europa. Massa liderava quando começou a chover. Mesmo depois de trocar os pneus, não conseguiu segurar Fernando Alonso e acabou em segundo.


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