São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Holofote

Indicado para prêmio da Fifa, Neymar deve ter agência estrangeira contratada pelo Santos para sua promoção

LEONARDO LOURENÇO

ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Desde que, no passado, rejeitou uma proposta do Chelsea e aceitou um novo contrato com o Santos, Neymar deixou de ser apenas um jogador e se transformou na principal peça publicitária do clube do litoral paulista.
Ontem, as duas facetas do atleta atingiram o auge, até aqui, de um projeto traçado dentro de campo e nos escritórios da Vila Belmiro.
Aos 19 anos, três deles como profissional, Neymar foi indicado entre os 23 jogadores que disputarão a Bola de Ouro, prêmio promovido pela Fifa e pela revista "France Football" para o melhor atleta de futebol do mundo.
Antes de Neymar, só Rogério, em 2007, concorreu ao troféu mesmo atuando a temporada inteira no Brasil -na época, o prêmio ainda não tinha se fundido ao da Fifa.
Os finalistas serão anunciados em 5 de dezembro, em eleição com os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas escolhidos pela entidade.
O Santos quer aproveitar o momento de Neymar, rosto fácil na mídia nacional, para ampliar sua divulgação no exterior e planeja contar com uma agência estrangeira para aumentar a exposição internacional do atacante.
"Acho que está chegando a hora de termos um parceiro para atuar com mais intensidade [no exterior]",afirmou o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto.
"Desde o ano passado, nós conversamos com agências, mas nada profundo", disse.
Até aqui, o trabalho de divulgação de Neymar lá fora tem sido feito pelo Santos, principalmente no corpo a corpo com a imprensa.
Sempre que Neymar viaja com a seleção, um profissional do Santos o acompanha. Nas coletivas, distribui kits aos jornalistas estrangeiros com informações do atacante e um DVD com gols marcados pelo camisa 11.
Em março, o clube do litoral aproveitou a primeira partida de Neymar em Londres, no amistoso contra a Escócia, para uma sessão de entrevistas com a mídia inglesa.
"A valorização dele é percebida conforme a gente fecha novos contratos publicitários para ele", disse Neto. "Eles têm ficado mais longos e mais volumosos. O Neymar, hoje, é o jogador mais barato do Santos", afirmou.
Os vencimentos de Neymar são divididos numa parcela fixa, paga pelo Santos, e numa variável, oriunda dos valores de patrocínio que o atacante tem com seis empresas.
Do total estimado de quase R$ 1,5 milhão mensal, apenas R$ 160 mil saem do cofre santista, pouco mais de 10%.
"Mas o principal motivo [da indicação] é o que ele faz. Nosso mérito é pegar esse talento bruto e lapidar", declarou o gerente do clube.
"Hoje, existe uma plataforma de comunicação que colabora. Não se faz 96 gols em dois anos e meio, além dos tantos títulos, a todo momento", completou o cartola.


Texto Anterior: Ginastas são as mais jovens vencedoras
Próximo Texto: É um sonho realizado, diz atacante santista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.