São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"El Brochas" será 1º rival de Sertão em torneio

Se vencer, brasileiro pegará campeão dos penas da FIB

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Internacional de Boxe definiu que Martin ""El Brochas" (""O Pincel") Honorio, 26, será o rival de Valdemir Pereira, o Sertão, na eliminatória pelo cinturão dos penas. O mexicano tem 23 vitórias, 12 nocautes, 3 derrotas e 1 empate.
Em um minitorneio organizado pela federação, o vencedor dessa ""chave" tem garantido o direito de enfrentar na seqüência o sobrevivente de outro confronto ordenado pela FIB, entre Robert Guerrero e Spend Abazi, na disputa pelo título.
Em seu último combate, ""El Brochas" conquistou o cinturão dos penas da USBA (Associação de Boxe dos EUA) ao derrotar Rogers Mtagwa em 12 assaltos, em decisão dividida. Sertão também enfrentou Mtagwa e o derrotou por nocaute técnico, em oito assaltos.
Honorio tem arsenal variado -destaque para o upper (golpe de baixo para cima) e socos na cintura. E ""queixo" frágil: caiu duas vezes ante William Abelyan e uma contra Baudel Cardenas e Steven Luevano.
A federação enviou às equipes de Honorio e Sertão circular, da qual a Folha obteve uma cópia, na qual estipula o limite de 15 de dezembro para que os promotores de ambos acertem os detalhes do duelo. O brasileiro é o quinto do ranking da federação, e Honorio, o oitavo.
Representantes de Sertão confirmaram à federação a participação na luta com o mexicano. Além disso, a equipe deixou claro que, em uma eventual indisponibilidade de Honorio (por desistência ou lesão), Sertão pega ""qualquer outro adversário da categoria".
No documento, assinado pela presidente da FIB, Marian Muhammad, Sertão é advertido de novo de que não poderá encarar outro oponente antes de pegar ""El Brochas" -se o fizer, será considerado ""indisponível" para a eliminatória.
Servílio de Oliveira, manager de Sertão, planejava a participação do pugilista em programação de boxe no próximo dia 16, em São Caetano do Sul.
Por isso, a federação aumentou o grau de punição a Sertão caso ele não siga a determinação. Além de ficar de fora da eliminatória, o baiano ""terá sua colocação no ranking rebaixada para além do décimo posto por pelo menos seis meses".
O título da FIB ficou vago quando o mexicano Orlando Salido foi pego no exame antidoping da Comissão Atlética de Nevada e foi, então, destituído.
Salido diz que novo exame deu negativo. Mas a alegação não foi levada a sério por não se tratar da contraprova do exame original e porque o resultado foi divulgado por laboratório contratado pelo mexicano.


Texto Anterior: Mundial vê reta final com arenas às moscas
Próximo Texto: Aos dez anos, 500 Milhas de kart revêem seu 1º vencedor "anabolizado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.