São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fla investe em atitude zen pelo Brasileiro

Atletas fazem sessões de relaxamento para evitar ansiedade contra o Grêmio

Para psicólogo do time, é impossível não ficar ansioso diante de 90 mil pessoas no Maracanã, e exercícios evitam "pernas tremendo"

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Na semana decisiva do Nacional, o Flamengo investirá em sessões de relaxamento, aulas de respiração e conversas com o psicólogo Paulo Ribeiro para controlar a ansiedade dos jogadores antes da partida contra o Grêmio. A instrução é pensar "positiva e assertivamente". O time precisa vencer para ter certeza do título.
Na Granja Comary, onde o Flamengo se concentra a partir de hoje, os jogadores vão ter sessões de relaxamento com o psicólogo e vão aprender a usar a respiração para controlar o nervosismo. Os atletas ainda poderão se reunir em particular com Ribeiro.
"Trabalhamos o pensamento do jogador. É o pensamento que governa a vida. Se está forte, o medo não atinge. Não pensamos em adversários, só no grupo", disse. "A meta é controlar a ansiedade. Não há quem não fique ansioso quando sai do túnel com 90 mil torcedores no Maracanã. Vamos saber administrar a ansiedade, com relaxamento e respiração, em vez de suar frio, e as pernas tremerem. Queremos endorfina e equilíbrio", explicou Ribeiro.
Nessa preparação especial, o psicólogo vai evitar pequenos "traumas" passados, como a eliminação da Libertadores-08, no Maracanã, após perder para o América de México por 3 a 0.
"Nem vou tocar nesse assunto. O pensamento está voltado para a direção oposta: positividade e assertividade."
Nada de vídeos ou palestras de ex-jogadores do Flamengo. Para o psicólogo, não há motivação maior do que a possibilidade de ser campeão brasileiro pelo time carioca, após 17 anos. Segundo ele, a ida hoje para Teresópolis ajudará a blindar o time contra a euforia da torcida e a focar os atletas nos treinos.
"Temos de encarar a partida como um grande desafio, com muita dificuldade."
A ansiedade já prejudicou o Flamengo, especialmente no empate sem gols contra o Goiás -uma vitória já o deixaria na liderança. O goleiro Bruno chegou a dizer que a ansiedade da torcida por vezes atrapalha.
Desta vez, a expectativa é maior. Tanto que alguns torcedores do Flamengo já estão acampados desde segunda-feira para comprar os ingressos que ainda faltam ser vendidos. A distribuição foi antecipada para as 7h de hoje.
A medida foi adotada, a pedido da Polícia Militar, para evitar eventuais confrontos entre rubro-negros e tricolores -o Fluminense joga a final da Copa-Sul-Americana hoje no estádio. Cerca de 5.000 entradas que tinham sido disponibilizadas para o Grêmio, equipe visitante, serão vendidas aos torcedores do Flamengo.


Texto Anterior: STJD: Hugo e André Dias se livram de gancho
Próximo Texto: Para a frente: Equipe será mais ofensiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.