São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Veteranos devem atuar menos agora

CORINTHIANS
Roberto Carlos, 37, e Ronaldo, 34, já têm substitutos


DO ENVIADO A IBAGUÉ

O Corinthians foi eliminado da Libertadores, e seus veteranos astros devem jogar cada vez menos. Ao que tudo indica, 2011 será o ano em que a torcida terá de se acostumar com as ausências de Ronaldo e Roberto Carlos.
As recentes contratações de substitutos para os dois jogadores, os mais velhos do elenco do Parque São Jorge, só reforçam essa tendência.
O fato de o lateral esquerdo ter sido descartado para o jogo de ontem, por ter novamente sentido dores na coxa direita, foi o primeiro sintoma de algo que tende a virar rotina no Corinthians.
Em Ibagué, o atleta de 37 anos afirmou ter conversado sobre o assunto com o técnico Tite. "Com a chegada do Fábio Santos e do Marcelo Oliveira, eu sei que posso jogar menos, porque eles são jogadores de qualidade", declarou Roberto Carlos.
No ano passado, o único reserva para a lateral esquerda era o garoto Dodô, 18, que ainda não inspira confiança na comissão técnica. Tanto que, neste ano, foi emprestado para o Bahia com o objetivo de acumular experiência.
Fábio Santos, que fez ontem contra o Tolima na Colômbia apenas seu segundo jogo como titular da equipe, é o favorito para ocupar a lateral esquerda quando Roberto Carlos não puder atuar.
Já Marcelo Oliveira, que passou o último ano emprestado ao Prudente e nesta temporada retornou ao Corinthians, também pode ser aproveitado como volante.
A situação de Ronaldo, 34, é semelhante. Desde o fim do Brasileiro-2010, o camisa 9 tem pedido aos gritos a contratação de um substituto.
"Temos que ver logo essa situação, porque eu vou jogar cada vez menos. É algo que precisamos resolver", afirmou, na época, o astro.
Foi por isso, também, que o Fenômeno se engajou diretamente na tentativa de contratar o atacante Adriano, que hoje joga na Roma-ITA.
Sem conseguir repatriar o amigo e companheiro de ataque da Copa de 2006, Ronaldo se viu obrigado a entrar em campo, mesmo longe de sua melhor condição física.
Quando não contou com o camisa 9, o ataque não engrenou, e o Corinthians sofreu. A esperança no clube é que Liedson, 33, contratado nesta semana, possa suprir as futuras e muito prováveis ausências do centroavante.
Em 2010, Ronaldo disputou 27 partidas, menos da metade do total do time no ano. Ele marcou 12 gols.
Roberto Carlos jogou muito mais vezes que o Fenômeno. O camisa 6 só ficou de fora de três dos 38 jogos do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Entrou em campo em 61 partidas no ano.
O Fenômeno já anunciou que encerra a carreira no final do ano. O contrato de Roberto Carlos com o Corinthians termina em dezembro, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. (MARTÍN FERNANDEZ)


Texto Anterior: Ronaldo diz que a derrota doerá até o fim do ano
Próximo Texto: Liedson brigou com o Sporting, diz jornal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.