São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ian Thorpe volta e tenta encarar Cielo

NATAÇÃO
Aos 28, australiano quer disputar os 100 m e os 200 m livre


DE SÃO PAULO

Um dos maiores nadadores da história, o australiano Ian Thorpe, 28, anunciou ontem sua volta às piscinas e se pôs como desafiante do brasileiro Cesar Cielo, recordista mundial dos 100 m livre.
Conhecido como Thorpedo, ele tinha como provas principais os 200 m e 400 m livre, mas disse que agora vai priorizar os revezamentos e os 100 m e 200 m livre para a Olimpíada de Londres-2012.
"Estou no processo de me transformar em um velocista que consiga nadar bem também os 200 m livre", declarou o bicampeão olímpico nos 400 m livre (Sydney- -2000 e Atenas-2004) e campeão (na Grécia) e vice (na Austrália) nos 200 m livre.
Nos 100 m livre, Thorpe foi bronze em Atenas, mas com um tempo (48s56) que o deixaria em 11º no ranking de 2010, que não contou com Olimpíada nem Mundial.
Dono de nove medalhas olímpicas e 11 títulos mundiais, Thorpe já avisou que é preciso ser realista sobre o que pode ser feito na volta, que só pode acontecer de fato em no mínimo nove meses por questões de antidoping.
"O fato de eu ter conquistado resultados extraordinários antes não significa que eu vá conquistá-los novamente e imediatamente", afirmou o australiano, vencedor da "prova do século".
Em 2004, na Grécia, ele derrotou o holandês Pieter van den Hoogenband e o americano Michael Phelps na final dos 200 m livre.
"O nível de expectativa sobre mim é enorme, provavelmente só é menor do que as minha próprias", afirmou Thorpe, que se aposentou aos 24 anos. "Passei quatro anos longe das piscinas e precisava desse tempo."
Antigo rival, Hoogenband, 32, afirmou que Thorpe tem condições de almejar uma nova Olimpíada. "Sou quatro anos mais velho e estive em Pequim. Ele merece."
Ex-recordista dos 100 m livre, ele disse estar ansioso para ver Thorpe em ação.
"Michael Phelps também quer nadar os 100 m livre e enfrentar os brasileiros e os franceses. Quero muito ver Ian desafiando esses caras e estou muito feliz em não ter que competir mais", disse.
Cielo, 24, não quis comentar o retorno de Thorpe.


Texto Anterior: Tênis: Bellucci avança com dificuldade no Chile e enfrentará o 56º do mundo
Próximo Texto: Raio X
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.