São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Briga com PMs deixa três feridos na Bahia

DA AGÊNCIA FOLHA

Um torcedor do Fluminense de Feira de Santana (BA) foi ferido e levado desacordado a um hospital após um confronto envolvendo a torcida do time e ao menos seis PMs anteontem em uma partida pelo Campeonato Baiano em Madre de Deus (cidade que fica na região metropolitana de Salvador).
Durante o intervalo do jogo entre o Madre de Deus e Fluminense, teve início uma briga nas arquibancadas depois que um policial, com arma em punho, partiu para conter um tumulto que havia começado nas arquibancadas.
Imagens da TV Bahia (afiliada da Rede Globo no Estado) mostram que o homem agredido ficou desacordado após sofrer várias agressões de PMs. Ele foi chutado por um policial e caiu na arquibancada. Logo em seguida, o homem recebe golpes de cassetete.
Com vários hematomas na cabeça e no corpo, o torcedor negou-se a fazer uma tomografia e foi liberado. Outros dois torcedores ficaram feridos, sem maior gravidade.
Mais adiante, um homem armado, que ainda não foi identificado, começa a também agredir os torcedores. Momentos depois, o policial o afasta do tumulto puxando-o pela camiseta, mas ele volta para desferir mais tapas e socos.
As imagens também mostram um membro de uma torcida uniformizada do Fluminense sendo agarrado, imobilizado e agredido por diversos policiais no meio do tumulto.
Seis policiais que participavam do policiamento do jogo foram afastados do trabalho de rua e são alvo de uma sindicância da corporação, que pode durar até 45 dias.
O diretor-adjunto de comunicação social da PM baiana, André Sousa Santos, disse que existem indícios de que o confronto começou quando um policial foi atingido nas costas por latas de cerveja arremessadas por torcedores do Fluminense. O diretor-adjunto afirmou que os PMs envolvidos ainda podem responder a um inquérito policial militar.
Luiz de Sá Barreto, membro do conselho deliberativo do Madre de Deus, irá sugerir a diminuição dos ingressos disponibilizados para torcidas visitantes no Campeonato Baiano.
A medida foi proposta em São Paulo pelo Ministério Público em virtude de tumulto entre PMs e torcedores após São Paulo x Corinthians -que já teve apenas 10% de bilhetes reservados aos visitantes.
O estádio de Madre de Deus recebeu para o jogo cerca de 1.300 torcedores. Desses, de acordo com Barreto, cerca de 500 eram do Fluminense.
A secretária da Saúde de Madre de Deus, Jácea Santiago de Almeida, disse que a prefeitura não sabe quantos envolvidos no confronto foram atendidos em unidades do município. Ela também não divulgou informações sobre os atendimentos médicos. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e seguiu normalmente após o tumulto.


Texto Anterior: Portuguesa: Clube protesta na FPF contra Santos visitante no Pacaembu
Próximo Texto: Violência: Apontar culpado será difícil, diz delegado em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.