UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagueiro de 21 anos do Botafogo morre após desmaiar em treino

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O zagueiro do Botafogo-SP Maximiliano Patric Ferreira, o Max, morreu no final da tarde de ontem, aos 21 anos, depois de desmaiar durante um treino coletivo.
O fato ocorre seis dias após o volante de Camarões Marc-Vivian Foe, 28, ser declarado morto pouco após cair no meio-campo na semifinal da Copa das Confederações contra a Colômbia. A causa da morte de Max não havia sido divulgada até as 20h30 de ontem.
No caso de Foe, cujo funeral acontece hoje, na França, nem mesmo uma necropsia foi capaz de detectar o motivo. Suspeita-se de um problema no coração, mas existe também a hipótese de uma disfunção neurológica.
Segundo Roberto Fonseca, técnico do time, Max desmaiou durante os treinamentos e morreu no Hospital Ribeirânia.
O médico do Botafogo que atendeu o jogador em campo, Alexandre Vegas, afirmou que o zagueiro sofreu uma convulsão -crise em que ocorre descarga elétrica anormal no cérebro, que provoca a perda da consciência e contrações musculares. "Tentamos reanimá-lo e percebemos que a situação era grave", afirmou.
No hospital, o jogador sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu minutos depois.
"Ele [Max] estava em perfeitas condições de saúde. Era um dos atletas mais saudáveis da equipe. Estamos abalados", disse o técnico do Botafogo, que prepara o time para a Série C do Brasileiro.
O zagueiro Thiago Kosloske, 27, que jogava ao lado de Max, declarou que o companheiro reclamou durante o treino e disse que estava se sentindo mal. "Ele disse que estava com tonturas, mas não achamos que fosse uma coisa séria. De repente, percebemos que ele estava enrolando a língua."
A equipe estava treinando para disputar um jogo-treino amanhã, contra o Linense, em Lins. A partida deve ser cancelada.
Max foi revelado nas categorias de base do Botafogo e, no primeiro semestre deste ano, foi emprestado para a Inter de Limeira, pela qual disputou a Copa São Paulo de juniores e o Paulista.


Texto Anterior: Outro jogador são-paulino ataca o STJD
Próximo Texto: Mortes em campo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.