São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fúria tenta superar seus 12 fracassos

Após fiascos em todas as Copas anteriores, Espanha busca semifinal

DANIEL BRITO
LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Em 12 Copas disputadas, ela fracassou 12 vezes.
É quase sempre assim: a tal Fúria Espanhola chega a um Mundial metendo medo e volta pra casa mais cedo.
Os espanhóis têm hoje sua 13ª chance de apagar uma história de tristezas e decepções e finalmente ter destaque no futebol mundial.
Novamente uma das favoritas ao título, a Espanha encara os paraguaios por uma vaga nas semifinais -algo inédito na história espanhola desde 1950, quando ocuparam o quarto lugar.
"Se ganharmos do Paraguai nestas quartas de final, devemos chegar à final da Capa", afirmou Vicente del Bosque, técnico da Espanha.
Mas a seleção espanhola não costuma ter facilidade para confirmar o rótulo de favoritos. Desde 1994, a equipe figura entre as principais postulantes a levantar o caneco. Falhou em todas.
Decepcionou até contra rivais inferiores, como em 2002, na Coreia do Sul. Contra a seleção da casa, foi eliminada nos pênaltis, após ser prejudicada pela arbitragem, também nas quartas.
Os tropeços não se limitam a Copas do Mundo. Na semifinal da Copa das Confederações, há um ano, perdeu dos Estados Unidos e não conseguiu vaga na esperada decisão do torneio com o Brasil.
Conseguiu confirmar o favoritismo uma única vez: na Euro-2008, realizada na Áustria e na Suíça, quando pôs fim a um jejum de 44 anos.
Del Bosque, que já era técnico no revés contra os Estados Unidos, parece ter assimilado a lição de 2009 e agora evita falar em encontrar facilidade hoje.
"Se eu tivesse que escolher um adversário entre os que estão nestas quartas de final, sinceramente, não saberia dizer qual deles seria fácil de se jogar contra", disse o treinador, que destacou a força da equipe paraguaia.
"O Paraguai, como todos os times da América do Sul, tem muita personalidade e jogadores que fazem muita pressão", disse.

DÚVIDA DE TORRES
Na maior parte das entrevistas coletivas, Vicente del Bosque tem de responder sobre Fernando Torres. Recuperado de uma lesão no joelho direito, o jogador do Liverpool não marcou gols na África do Sul-2010 e vem se tornando a principal decepção desta Fúria.
"Torres sempre nos ajudou, confio no trabalho dele", aviso Del Bosque.

Com as agências de notícias



Texto Anterior: José Simão: Dunga burro!
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.