São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de entrosamento

Seleção feminina paga o preço dos poucos jogos que fez antes do Mundial e tenta obter ritmo contra Noruega

Frank Augstein - 28.jun.11/Associated Press
Marta treina com colegas na Alemanha

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

A seleção feminina do Brasil tenta mostrar hoje, contra a Noruega, que conseguiu, em três dias, o que não mostrou na fraca estreia ante a Austrália: entrosamento.
A falta de sintonia entre o grupo comandado por Marta ficou visível naquele sofrido 1 a 0 de quarta-feira. Também pudera: das 16 seleções participantes deste Mundial, a brasileira foi uma das que menos se prepararam para a Copa da Alemanha.
Desde o fim do Mundial da China, em setembro de 2007, até o início da Copa-2011, a seleção brasileira disputou 32 amistosos e partidas oficiais, segundo a Fifa.
Apenas Coreia do Norte, Nigéria, Colômbia e Guiné Equatorial fizeram menos testes preparatórios. A Noruega, por exemplo, adversária de hoje, disputou 54 partidas. Os Estados Unidos, 76. E quanto mais se aproximava o Mundial, menos jogava a seleção do Brasil.
Neste ano, o time treinado por Kleiton Lima fez só dois amistosos, contra o Chile e contra uma improvisada seleção de Pernambuco -venceu ambos sem sustos.
No último teste, contra as pernambucanas, apesar da vitória, Kleiton reclamou das mesmas falhas que se repetiriam mais tarde, na estreia na Copa. "Tivemos muitos erros e usamos pouco o que foi trabalhando nos treinamentos", declarou após o amistoso realizado no Nordeste.
Em 2008 e no começo de 2009, a seleção enfrentou seleções fortes em amistosos, como Estados Unidos e Alemanha. Mas, a partir do ano retrasado, quando o time disputou o Sul-Americano e um torneio na cidade de São Paulo, os adversários eram menos tradicionais.
Durante os treinos em Teresópolis, neste ano, o grande problema de Kleiton foi a recorrente ausência de Marta e Maurine, que não podiam deixar o Western New York.
A partida de hoje, além de servir de teste para a evolução da equipe, pode classificar o Brasil em caso de vitória e de um empate entre Guiné e Austrália. Kleiton fechou o treino de anteontem, como já havia feito antes da estreia.
Marta falou sobre as orientações que o treinador passou para as jogadoras. "Ele conversou sobre o jogo da Austrália, o que precisamos melhorar e o que vamos encarar contra a Noruega. Pegamos algumas coisas do jogo anterior para que não possam acontecer novamente", afirmou a camisa 10.

NA TV
Brasil x Noruega

13h15 Sportv e Esporte Interativo


Texto Anterior: Barbosa deve perder vaga no mundial
Próximo Texto: Com dores, lateral é poupada do treino
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.