São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Suzano, que também montou time para o feminino, estréia hoje contra o Náutico para tentar desbancar Banespa

Paulista masculino assiste a disputa por hegemonia estadual

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista começa hoje a assistir à ofensiva de um de seus mais tradicionais clubes. Com investimentos no masculino e formação de um time feminino, Suzano tentará, nesta temporada, consolidar-se como mais importante clube de vôlei no Estado.
A equipe disputa hoje o jogo de abertura da edição 2002 do torneio, em casa, contra o Lupo-Náutico, de Araraquara, às 17h30.
Depois de perder sua hegemonia, conquistada na década de 90, para o Banespa, campeão paulista nos últimos dois anos, Suzano voltou a fazer grandes investimentos em seu time masculino.
A equipe, que na última temporada sofreu com a perda de patrocínio, assinou com a escola de idiomas Wizard e contratou dois importantes reforços -Giovane principal atacante do rival Banespa no ano passado e o levantador Marcelinho, ambos da seleção.
"Estamos com uma equipe bem coesa e nosso objetivo é voltar a chegar à final do Estadual e da Superliga. Voltar a mostrar nossa tradição", disse Arnaldo Marin Júnior, dirigente do Suzano.
No ano passado, o time caiu nas semifinais do Paulista e não chegou à fase decisiva do Nacional.
O Banespa, por sua vez, manteve boa parte da base campeã em 2001. O time ainda conta com o líbero Escadinha e o meio Rodrigão, também comandados do técnico Bernardinho, o veterano levantador Leandro e o ponta Murilo, campeão mundial juvenil.
Além de Suzano, Banespa e Náutico, outros cinco times disputarão o Campeonato Paulista, mesmo número do ano passado -Santo André, Campinas, Palmeiras/Guarulhos, São José dos Campos e São Caetano. Saíram Rio Branco e Mogi das Cruzes.
Além de reforçar a equipe masculina, carro-chefe do vôlei de Suzano, o clube e a prefeitura da cidade decidiram incluir o time feminino no Paulista deste ano.
A equipe conta com um modesto investimento de R$ 15 mil mensais -quase um terço do salário da levantadora Fernanda Venturini, reforço do BCN/Osasco para esta temporada, por exemplo.
A base do Suzano é formada por atletas juvenis -a jogadora mais velha é Bianca, de 22 anos- e existe desde 1998. A oportunidade de disputar o Paulista surgiu após após a conquista do vice da primeira divisão, no ano passado.
"Nossa equipe é bem modesta. Com o bicampeonato dos Jogos Regionais e o título dos Jogos Abertos, em 2000, nossa verba foi aumentando. Mas só começamos a pensar em jogar a divisão principal no ano passado", afirmou o técnico Luiz Carlos Bioto Filho.
O investimento na equipe feminina é resultado da intenção do Suzano e da prefeitura de consolidar a cidade como mais importante pólo do vôlei do Estado.
"O masculino é nossa principal vitrine. Queremos agora investir na base. Precisamos de valores, que serão lapidados e aproveitados por nós ou por outras equipes", disse Marin Júnior.


NA TV - Suzano x Náutico, Sportv, ao vivo, às 17h30


Texto Anterior: Após 4 vices, São Caetano demite Picerni
Próximo Texto: Campinas volta a ter time próprio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.