UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time perde no Sul, alivia a crise do Grêmio e frustra planos de terminar o primeiro turno do Brasileiro na liderança

Derrota afasta mais Santos do Cruzeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem esperava terminar o primeiro turno do Brasileiro na liderança, a rodada de ontem foi frustrante para o Santos, que perdeu para o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 0. Além de vencer, os santistas dependiam de um triunfo do Fluminense sobre o Cruzeiro, que ficaram no 2 a 2.
A equipe paulista permanece com 44 pontos, três atrás do Cruzeiro, campeão simbólico do primeiro turno, e dois à frente do São Paulo, derrotado pelo Inter.
Por sua vez, o Grêmio deixou a zona de rebaixamento e assumiu a antepenúltima posição na tabela, com 22 pontos, mesmo total do Fortaleza. Os cearenses, porém, têm um saldo negativo de dez gols, contra nove da equipe de Porto Alegre. O Goiás é o último colocado, com 18 pontos.
Foi a primeira vitória gremista desde que Nestor Simionatto assumiu o comando do time, há três rodadas. O time vinha de quatro derrotas sem marcar nenhum gol.
E a quebra do jejum aconteceu logo aos 2min do primeiro tempo. Em ataque pela direita, Bruno tocou para George. O lateral bateu rasteiro, a bola passou entre as pernas de Fábio Costa e foi tocada por Elano antes de entrar.
O gol fez com que a arma que o Santos esperava usar, o contra-ataque, passasse para o lado gaúcho. Com aplicação tática e marcação individual, o Grêmio deu pouco espaço para os santistas.
Ainda assustada pelo ímpeto do Grêmio, a zaga paulista voltou a correr perigo aos 4min. Jorge Mutt chutou de fora da área, Fábio Costa rebateu, e Bruno chutou na rede pelo lado de fora.
O Santos tentou reequilibrar o jogo, mas não conseguiu furar o bloqueio gremista.
Muito truncado no meio de campo, o jogo só voltou a ter um lance de perigo aos 37min.
Recebendo um cruzamento da esquerda, Bruno ajeitou de cabeça para Jorge Mutt, que apenas desviou a bola, também de cabeça, para encobrir Fábio Costa e fazer o segundo gol do Grêmio.
A última chance do primeiro tempo também foi gaúcha. Tinga driblou vários santistas e passou para Bruno, que chutou forte e acertou a rede pelo lado de fora.
Com o atacante Douglas no lugar do lateral Reginaldo Araújo, o Santos voltou mais ofensivo para a segunda etapa. Mas foi do Grêmio a primeira chance. Cruzada por Gilberto da esquerda, a bola passou rasteira diante de vários atacantes da equipe gaúcha.
O Santos chegou com perigo pela primeira vez aos 18min. Descendo pela esquerda da área, o lateral Léo foi empurrado por Adriano e caiu antes de concluir. O juiz não marcou o pênalti.
Quatro minutos depois, André Luís recebeu passe de Renato e bateu forte. Danrlei espalmou.
Depois disso, o jogo se resumiu a uma pressão santista que sempre encontrava como resposta contra-ataques bem mais objetivos dos gaúchos. Tanto que, aos 38min, Douglas (que havia substituído Gilberto) acertou a trave de Fábio Costa.
Aos 40min, o Santos teve sua maior chance na partida. Depois de cruzamento de Léo da esquerda, Alex ajeitou de cabeça para Douglas, que finalizou na pequena área. Danrlei espalmou.
Na próxima quarta, o Santos busca a reabilitação contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro. Já o Grêmio vai a Campinas, na quinta, enfrentar o Guarani.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.