São Paulo, segunda-feira, 03 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem jogar bem, São Paulo vence e sobe para oitavo

Com gol de Dagoberto, equipe soma seu terceiro triunfo seguido no Brasileiro

Eduardo Martins/Agência A Tarde
O atacante Dagoberto comemora com seus colegas de São Paulo o gol do triunfo sobre o Vitória, ontem à tarde, em Salvador

Vitória 0
São Paulo 1

DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo passou longe de mostrar o bom futebol que animou sua torcida a gritar "o campeão voltou" na última quinta-feira, durante a vitória sobre o Grêmio, no Morumbi.
Mesmo assim, o time tricolor venceu o Vitória por 1 a 0, em Salvador, e ascende a passos largos na tabela do Brasileiro.
O São Paulo está há cinco jogos invicto. Dos últimos 15 pontos disputados no Nacional, conquistou 13. Foram quatro vitórias e um empate - aproveitamento de 86,7%.
E, com 24 pontos, a equipe do Morumbi subiu para o oitavo lugar no Nacional. Ainda está longe do líder Palmeiras, que tem dez pontos a mais.
Mas, com a vitória no Barradão, chegou perto da zona da Libertadores. O time tricolor está a três pontos do Inter, o quarto colocado na tabela.
Já o Vitória sofreu sua primeira derrota em casa neste Brasileiro. É o segundo revés consecutivo do time baiano, que, com 24 pontos, ocupa a sétima posição da tabela.
Ontem, porém, o São Paulo não fez um bom jogo. Mostrou-se lento e sem criatividade.
Tanto que, segundo o Datafolha, só acertou três chutes a gol das dez finalizações que tentou. E pecou também nos passes. Teve índice de acerto de 78,2%, enquanto a média do time no campeonato é de 83%.
Prova dessas dificuldades foi que o gol veio em uma das raras jogadas pelo chão, com participação de Hugo e Dagoberto, autor dos últimos três gols do São Paulo neste Nacional.
No início da partida, os times estavam mais empenhados em marcar do que em criar chances no ataque, e a partida se restringia ao meio-campo.
Mas a equipe tricolor também não conseguia acertar a marcação. Eduardo Costa, lento, e Richarlyson, improvisado na zaga, não atuavam bem.
Por isso, o Vitória teve as primeiras chances de gol. Aos 21min, Leandro invadiu a grande área e ficou cara a cara com Dênis. Mas, em vez de chutar, preferiu cruzar para Apodi, que, dentro da pequena área, não alcançou a bola.
Após o susto inicial, os paulistas despertaram. Borges e Richarlyson perderam boas chances de abrir o placar.
Mas foi Jorge Wagner, aos 47min, o autor da melhor chance da etapa inicial. O meia tricolor bateu falta da entrada da área, a bola tocou a trave e, na sequência, Viáfara salvou.
Após a excelente defesa, o goleiro do Vitória sentiu dores no dedo e teve que ser substituído, no intervalo, por Gléguer.
Na etapa final, o panorama não mudou. O São Paulo privilegiava a marcação e criava pouco, enquanto o Vitória mantinha a posse de bola, mas sem efetividade no ataque.
Os dois times pouco arriscavam. Até que, aos 29min, Dagoberto recebeu passe de Hugo na esquerda, ajeitou e bateu no ângulo de Gléguer: 1 a 0.
Satisfeito com o resultado, o São Paulo suportou a pressão do time baiano e conquistou sua segunda vitória fora do Morumbi neste Brasileiro.
O time tem os próximos dois duelos em casa para seguir sua arrancada. Na quarta, pega o Botafogo e, domingo, o Goiás.


Texto Anterior: Phelps ganha 5º ouro, com novo recorde
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.