São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ganha 6º jogo e garante vaga no Mundial de basquete

Seleção derrota Canadá e permanece invicta na Copa América de Porto Rico

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem precisar de muito esforço, a seleção brasileira masculina de basquete alcançou ontem o seu principal objetivo na Copa América, em Porto Rico.
A equipe comandada pelo espanhol Moncho Monsalve derrotou o Canadá por 68 a 59, garantiu uma das vagas para as semifinais do torneio e, consequentemente, a classificação para o Mundial da Turquia, que será realizado em 2010.
Ainda pelas segunda fase, a seleção enfrenta o Uruguai hoje, às 19h30, em San Juan.
"Os jogadores assimilaram o sistema de trabalho do técnico, e os resultados são as vitórias. O objetivo agora é o título", afirmou o ala-armador Leandrinho, que foi o cestinha do jogo de ontem, com 31 pontos.
Mais uma vez, o sistema ofensivo da seleção nacional, que teve 52,8% de eficiência nas cestas de dois pontos e 25% nas de três, foi pouco eficaz.
"A parte ofensiva do Brasil não teve um rendimento melhor porque a defesa canadense fez uma marcação mais forte. Eles entraram para disputar um jogo de vida ou morte e dificultaram ao máximo nossa vitória", justificou Moncho.
Ainda invicta na competição, a seleção brasileira teve trabalho no início da partida.
"O nervosismo atrapalhou um pouco, queríamos ganhar o quanto antes, mas as coisas não estavam funcionando no ataque. Precisamos ter mais paciência, trabalhar a bola, porque nesse jogo [com o Canadá] não conseguimos fazer isso", disse o pivô Tiago Splitter.
De acordo com o regulamento do torneio, os quatro mais bem colocados asseguram vaga no Mundial da Turquia.
A primeira fase da Copa América contou com dez seleções divididas em dois grupos, sendo que apenas o último de cada chave foi eliminado. Na segunda fase, as equipes estão jogando contra os classificados do outro grupo. Os quatro melhores passam às semifinais e, consequentemente, estão garantidos no Mundial turco.
Esta é a primeira competição internacional, desde o Mundial de 2006, que a seleção conta com os jogadores de ponta que atuam na NBA -Leandrinho e Anderson Varejão. Lesionado, Nenê, outro destaque da liga americana, desfalca o Brasil.
Hoje, o presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Carlos Nunes, reúne-se em Porto Rico com a cúpula da Fiba Américas para pleitear a organização do próximo Pré-Olímpico masculino, em 2011. A seleção masculina não participa dos Jogos Olímpicos desde Atlanta-1996.


NA TV - Brasil x Uruguai
Sportv 2, ESPN Brasil, Bandsports e TV Esporte Interativo, ao vivo, às 19h30




Texto Anterior: São Paulo: Washington, com dores nas costas, vira dúvida
Próximo Texto: Em casa: CBB espera Pré-olímpico no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.