São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior time do atletismo demite seus velocistas

Campeã olímpica, Maurren Maggi tem futuro indefinido

JOSÉ EDUARDO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Considerada a principal equipe do Brasil, a Rede Atletismo terminou com a sua equipe de velocidade como consequência do maior caso de doping sistemático na modalidade no país. "Os contratos [dos atletas] terminarão em dezembro e não serão renovados", afirmou Jorge Queiroz, presidente da Rede Atletismo.
Com a decisão, além de sete atletas que assumiram participação no caso, três velocistas da seleção que disputou o Mundial de Berlim estão sem emprego. "Quem quiser mudar de equipe já está liberado, facilitaremos tudo e faremos os pagamentos dos salários até o fim do ano", declarou o dirigente.
Nos últimos dois anos, apenas no centro de treinamento em Bragança Paulista, a Rede investiu cerca de R$ 7 milhões.
Campeã olímpica no salto em distância em Pequim-2008, Maurren Maggi é uma das integrantes da equipe, que ainda não tem o futuro definido.
"A ideia é manter todos os demais técnicos que tiveram desempenho adequado. Mas ainda estou estudando como será 2010. A prioridade é o projeto que desenvolvemos com novos talentos", disse Queiroz.
No dia 4 de agosto, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou o teste positivo de cinco atletas para EPO (eritropoietina), após um exame antidoping surpresa, em Presidente Prudente.
Na sequência, mais dois atletas assumiram participação no caso. Todos eram treinados por Jayme Netto Jr. e Inaldo Sena, que se apresentaram como responsáveis pelo doping.
De acordo com Jayme e Sena, porém, o uso da substância havia sido uma indicação do fisiologista Pedro Balikian Jr. A EPO é utilizada para aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue e, consequentemente, a resistência dos atletas.
Os esportistas e treinadores envolvidos no caso estão previamente suspensos por dois anos pela confederação.


Texto Anterior: Em casa: CBB espera Pré-olímpico no país
Próximo Texto: F-1: Em SP, Massa evita falar de sua volta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.