São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa critica goleiros da Copa, mas cita Jabulani

Árbitros, apesar das falhas, são elogiados

DE SÃO PAULO

A Fifa criticou a atuação dos goleiros na Copa, mas admitiu que a Jabulani, a bola da Adidas usada no Mundial, contribuiu nas falhas.
Segundo análise oficial do Mundial divulgada ontem pela entidade, o desempenho dos goleiros "não foi muito consistente e com erros incompreensíveis". "Foram observadas dificuldades no domínio da área penal, na comunicação com os companheiros e nos chutes à distância, que provocaram vários erros e gols", diz o relatório.
São citadas prováveis causas para as más atuações dos arqueiros. "Certamente a qualidade dos atacantes, o posicionamento dos goleiros e, possivelmente, a bola, que costumava tomar uma velocidade incrível", diz o texto.
A Jabulani foi criticada, e não só por goleiros, devido à sua imprecisão, em especial em chutes de longe. "Este último ponto [a velocidade da bola] foi várias vezes confirmado pelos goleiros. Mas é incompreensível, pois todas as equipes puderam praticar durante meses com a bola."
Ainda é dito que os goleiros "não colocaram corretamente seu corpo atrás da bola, correndo o risco de ela entrar por causa de sua velocidade e da defesa medíocre".
A Fifa elogiou a arbitragem e disse que, dos 145 gols do torneio, 142 foram bem marcados. E que os árbitros acertaram nos 13 gols anulados. "Ou seja, 96,8% das decisões foram corretas."
Dos 663 tiros a gol, em 5 a bola ficou próxima à linha. "Quatro decisões foram acertadas e uma, errada", diz, em alusão ao gol não anotado de Lampard contra a Alemanha.


Texto Anterior: França: Blanc faz reclamação
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.