São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

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ENTENDA O CASO

A promessa
Marco Polo Del Nero assume a FPF em agosto de 2003, em substituição a Eduardo Farah, que renunciou, e anuncia que a transparência será uma marca de sua gestão. Diz que, como prova da mudança, passará a fazer licitações públicas para escolher as empresas que prestam serviços à entidade -o que não é obrigatório, já que se trata de uma entidade de direito privado.

O sumiço do edital
Em 20 de setembro, a FPF publica em seu site uma resolução estabelecendo concorrência para a venda de publicidade estática (placas à beira do gramado) no Paulista-2005. Designa uma comissão com três integrantes e diz que o grupo tem prazo de até dois dias úteis para apresentar as condições para a concorrência.

O resultado
A FPF diz que colocou o edital na internet em 21 de setembro. Em 23 de setembro, a Folha acessa a página, e o documento não está lá. O resultado é divulgado em 29 de setembro: a vencedora foi a empresa Estática Brasil, concorrente única, que já detinha os direitos de exploração. Terá de pagar R$ 3,5 milhões, em três parcelas.

A queixa
Empresas interessadas em participar da concorrência são pegas de surpresa com o resultado, pois nem sequer haviam tido conhecimento do edital, e insinuam que o processo foi armado para favorecer a Estática Brasil. Uma delas diz que tentou achar o edital na internet por nove dias e só conseguiu acessá-lo na data em que saiu o resultado.

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