São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ceará ensina Nordeste a se defender

SÉRIE A
Time pode ser 1º da região com melhor defesa no ponto corrido

DE SÃO PAULO

Em um campeonato longo de pontos corridos, como é o Brasileiro, saber se defender é essencial. E o Ceará, que hoje recebe o Flamengo, no Castelão, é a primeira equipe nordestina que levou essa lição ao extremo.
O clube de Fortaleza, logo na primeira vez que disputa o Nacional sob as atuais regras, tem hoje a melhor defesa da edição 2010 -é o único com média de gols sofridos inferior a um por jogo (0,97).
As campanhas dos outros clubes nordestinos nos pontos corridos mostram o quanto o desempenho defensivo do Ceará é excepcional.
De 2003 até agora, tirando o Ceará-2010, a média de gols sofridos dos clubes da região é de 1,60 por confronto, ou 60% a mais do que marca registrada pelo time alvinegro.
Priorizando a defesa e mesmo com um ataque frágil, o Ceará tem a chance de conseguir a melhor campanha de um time do Nordeste no Brasileiro de pontos corridos. Hoje, o time é o 11º. Melhor do que isso, só o Vitória, que foi décimo em 2008.
A possibilidade de rebaixamento praticamente foi descartada, o que já é uma vitória para os padrões nordestinos -oito clubes da região, alguns mais de uma vez, já caíram nos pontos corridos.
O Datafolha ajuda a explicar a solidez da defesa do Ceará, que já foi comandado no Brasileiro por PC Gusmão e Mário Sérgio, e hoje é dirigido por Dimas Filgueiras, que tem uma longa relação com a agremiação -foi seu jogador na década de 70 e teve várias passagens como treinador.
Entre os 20 clubes da primeira divisão nacional, o Ceará é o que melhor protege sua meta. Segundo o Datafolha, o time sofre em média 10,2 finalizações por partida, marca quase 30% abaixo da média do campeonato.
Para isso, conta com um comportamento disciplinar exemplar, o que diminui a chance de o time precisar enfrentar rivais com um jogador a menos. Novamente de acordo com o Datafolha, o Ceará só teve dois cartões vermelhos até agora, a menor marca do Nacional.
Com esses números, o clube já pensa grande.
"Muitos diziam que íamos jogar o Brasileiro brigando para não cair. Mas o Ceará vem dando a resposta em campo. Estamos ganhando de grandes clubes e jogando bem, por isso não pensamos mais em rebaixamento. Nosso objetivo é a classificação para a Sul-Americana", disse o atacante Magno Alves.


Texto Anterior: Machucado, Léo fica fora de dois jogos
Próximo Texto: Equipe está invicta há sete rodadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.