São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Sem descanso, Renato desarma, passa e finaliza

DA REPORTAGEM LOCAL
E DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Sem um minuto sequer de descanso, o meia Renato, 23, simboliza como ninguém o Santos que divide funções independentemente da posição dos jogadores.
Único atleta que participou das 28 partidas do time (sem ser substituído em nenhuma delas), Renato aparece entre os cinco mais eficientes santistas em quase todos os fundamentos levantados pelo Datafolha.
Ele é o segundo que mais tenta passes (média de 34,6 por jogo). Também é o vice-líder na precisão (89%).
Na marcação, o ex-jogador do Guarani é implacável -é o quarto melhor nos desarmes. Além disso, o atleta é referência para seus companheiros no meio-campo.
Nenhum dos integrantes do setor recebe tantas bolas (27,4 por jogo) e realiza mais lançamentos (média de 0,8).
Mesmo tendo como função principal a marcação, Renato aparece no ataque e registra uma média de 1,9 finalização por partida, marca maior do que a obtida pelo atacante corintiano Gil.
"Tenho treinado minhas deficiências, principalmente os passes com o pé esquerdo", afirma o jogador, destro, sobre seu bom desempenho em várias estatísticas.
Realmente, o que não faltou para o Santos de Renato foi tempo para treinar. Dos quatro semifinalistas, o clube, eliminado precocemente dos torneios no primeiro semestre -Rio-SP e Copa do Brasil-, foi o único que não jogou a Copa dos Campeões.
Para o treinador Emerson Leão, Renato vai bem em todos os fundamentos por causa de sua qualidade técnica. "Ele vai bem porque ele é mesmo um dos melhores. Ele tem os fundamentos corretos e ainda aplicação para melhorar", diz o treinador sobre seu jogador. (PC E FS)


Texto Anterior: Santos brilha com futebol total
Próximo Texto: Isqueiro pode tirar time até da capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.