São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL
Brasileiros decidem a Copa Mercosul

da Reportagem Local

Um empate em 1 a 1 ontem, com o San Lorenzo, em Buenos Aires, garantiu o Cruzeiro na final da Copa Mercosul, contra o Palmeiras.
Agora, as duas equipes farão uma espécie de "negra". Elas já se enfrentaram seis vezes neste ano. Enquanto a equipe paulista se saiu melhor na Copa do Brasil, quando ficou com o título, o time mineiro tirou o Palmeiras do Brasileiro.
A vitória cruzeirense assegurou ao Brasil o domínio do futebol sul-americano em 98, já que a Copa Mercosul terá, necessariamente, um campeão do país.
Os clubes brasileiros já haviam vencido a Taça Libertadores (Vasco) e a Copa Conmebol (Santos), torneios que são, ao lado da Copa Mercosul, os mais importantes no continente.
A última vez que o Brasil havia feito uma "tríplice coroa" na América do Sul fora em 93. Naquele ano, o São Paulo venceu a Supercopa e a Taça Libertadores, enquanto o Botafogo ficou com a Copa Conmebol. Neste ano, a Supercopa não foi disputada, dando lugar à Copa Mercosul.
A classificação do Cruzeiro, de qualquer forma, poderá representar alterações no calendário do Brasileiro ou no da Mercosul.
Isso porque o Cruzeiro também pode chegar à final do torneio nacional. E a terceira partida da decisão, se necessária, está marcada para o dia 23 de dezembro -mesma data do segundo jogo da final da Copa Mercosul, em São Paulo.
O primeiro jogo da decisão da Mercosul está marcado para o próximo dia 16, em Belo Horizonte.
O terceiro jogo, se necessário, ocorrerá no dia 30 de dezembro. Terá mando de campo nessa última partida quem tiver melhor saldo de gols na final.
Diferentemente do regulamento do Campeonato Brasileiro, só haverá um terceiro jogo na decisão da Mercosul se houver dois empates ou uma vitória para cada lado.
No Brasileiro, o Cruzeiro voltará a jogar no domingo, às 18h30, contra a Lusa, no Canindé.
Como ganhou o primeiro jogo (3 a 1), a equipe mineira poderá garantir sua vaga na final do torneio com uma nova vitória.
No jogo de ontem, o time mineiro jogava por um empate, já que havia vencido o jogo de ida, em Belo Horizonte, por 1 a 0.
Por isso, o San Lorenzo tentou desde o início impor pressão ao Cruzeiro, mas sem levar perigo.
O gol argentino só saiu aos 39min, com Basavilbaso, chutando cruzado, após receber livre dentro da área. A bola passou por baixo do corpo de Paulo César.
No segundo tempo, foi a vez de o Cruzeiro exercer pressão. O gol de empate foi marcado por Djair, aos 21min, chutando de fora da área.
Aos 45min, o Cruzeiro ainda teve o goleiro Paulo César expulso. Como já havia feito três substituições, o atacante Marcelo foi para o gol.



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.