São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Liga das estrelas" é a liga da retranca

Antes famoso pela ofensividade, Espanhol tem a pior média de gols dos grandes nacionais da Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

Muita gente diz que Ronaldo vai sofrer por trocar a pouca marcação do futebol espanhol pelas retrancas italianas.
Mas, para quem vive de bola na rede, o atacante brasileiro fez uma ótima troca. Entre os grandes campeonatos nacionais da Europa, nenhum tem uma média de gols tão minguada como o Espanhol, que faz seu marketing como sendo a "liga das estrelas" -e elas quase sempre são atacantes.
Antes do início da rodada deste final de semana, o Espanhol tinha média de 2,38 tentos por partida. Na Inglaterra, essa marca era de 2,44. Na Alemanha, 2,70. E na Itália, a nova casa de Ronaldo, 2,51.
Bem diferente do que acontecia poucos anos atrás, quando o país de Barcelona e Real Madrid roçava nos três gols por jogo e o Campeonato Italiano ficava pouco acima dos dois.
Em algumas rodadas, a produção ofensiva das equipes espanholas é de absoluta penúria. Na 19ª jornada, por exemplo, foram anotados apenas nove gols em dez partidas.
Nada menos do que 11% dos confrontos terminaram sem a abertura da contagem. O placar mais comum é o 1 a 1 (13%).
A seca de gols abate até os grandes. A começar justamente pelo maior de todos. O Real Madrid se desfez de Ronaldo mesmo com um ataque risível para os padrões históricos da equipe da capital.
Foram só 28 gols em 20 rodadas. Se mantiver a média de 1,4 até o final do campeonato, irá registrar nesta temporada seu pior desempenho artilheiro na liga em mais de 20 anos e um dos cinco piores de todos os tempos do clube no torneio.
Hoje, o time merengue, em casa, tem a chance de mudar esse panorama contra o Levante.
A equipe branca tem quatro pontos de desvantagem para o líder Barcelona, dono do melhor ataque do torneio, com a média de 2,15 gols por partida.
Os catalães jogam fora de casa contra o Osasuna. O atacante camaronês Samuel Eto'o, que estava afastado dos gramados desde o fim de setembro, foi relacionado para o jogo. Já Ronaldinho, machucado no joelho e no tornozelo, não entrará em campo hoje. (PAULO COBOS)

NA TV - Real Madrid x Levante
Ao vivo, às 16h, no canal 128 da Sky

NA TV - Osasuna x Barcelona
Ao vivo, às 18h, no canal 128 da Sky


Texto Anterior: Sem prestígio: Laterais são postos na reserva
Próximo Texto: NFL, gorda e doente, celebra a 41ª final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.