São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras espera iniciar obras em quatro meses

DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras espera manter a rotina de abrir os portões do Parque Antarctica, como fará hoje para a partida contra a Portuguesa, até o início de junho. Pelo menos essa é a previsão atual para o início das reformas no clube e no estádio.
O projeto da arena havia fixado para setembro de 2008 o começo das obras, razão que faz muito conselheiro ainda duvidar de que a WTorre, responsável pelo empreendimento, realmente acionará seus tratores em quatro meses.
Na prática, duas autorizações que o clube ainda não obteve atrasam o cronograma.
Uma é do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes). "Eles precisam, entre outras coisas, catalogar o porte arbóreo. É uma questão mais burocrática", afirma o diretor de planejamento do clube, José Cyrillo Jr., o homem à frente do projeto no Palmeiras.
A outra, mais demorada, está sob análise da CET, que estuda o projeto sob o ponto de vista da sua adequação às condições de trânsito no local.
Primeiramente, é feita a avaliação da engenharia interna do projeto (estacionamento, áreas de embarque e desembarque e pátios de carga e descarga) e também do impacto sobre o trânsito do entorno, as vias de acesso e as condições de segurança dos pedestres.
Nessa fase, a CET pode solicitar alterações no projeto arquitetônico. A partir dessa avaliação, o órgão emite uma Certidão de Diretrizes na qual podem ser solicitadas ações: intervenções no sistema viário, nova sinalização e equipamentos de segurança. Tudo executado e custeado pelo responsável pelo empreendimento.
Na segunda etapa, já com as obras em andamento, a CET supervisiona tecnicamente o cumprimento da certidão.
Após a constatação e a verificação "in loco" do cumprimento das melhorias viárias fixadas, a entidade encaminha relatório técnico para o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), que emite o Termo de Recebimento e Aceitação Definitivo (Trad), exigido para que o empreendimento obtenha o Certificado de Conclusão do Imóvel (Habite-se).
Em contato com a reportagem, a CET informou que, no caso da Arena Palestra, o processo ainda encontra-se na primeira etapa, ou seja, na avaliação do projeto.
Mesmo assim, Cyrillo Jr. prevê resolver tudo até a primeira quinzena de março. A reportagem entrou diversas vezes em contato com a assessoria da WTorre para falar sobre o tema, mas não teve resposta.
Devido ao atraso na programação, as reformas no estádio deverão ser realizadas com as obras no entorno do gramado, como os dois novos prédios que abrigarão os departamentos administrativos do clube e as quadras poliesportivas. Cyrillo Jr. acredita que tudo esteja pronto até o final de 2012. (RC)


Texto Anterior: Pilotos estão preocupados com a chuva
Próximo Texto: Finazzi mata série invicta de 28 jogos do Corinthians
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.