São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Nova classificação dos Jogos de Inverno de 2002 tira Alemanha da ponta após cassação de medalhas de 2 atletas

Doping dá vitória à Noruega em Salt Lake

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de dois anos após a cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno de Salt Lake City, em 2002, o COI alterou o quadro final de medalhas do evento.
A grande beneficiada com a mudança foi a Noruega, que substituiu a Alemanha na liderança da nova classificação oficial.
O COI divulgou ontem o novo quadro de medalhas por causa da decisão, tomada em reunião da entidade em Atenas, na última semana, de acatar uma resolução da Corte de Arbitragem do Esporte.
Em dezembro, a Corte anulou as marcas e cassou as medalhas do espanhol Johann Muehlegg e da russa Olga Danilova, que subiram ao pódio em Salt Lake City.
Muehlegg, campeão nos 30 km livre e na prova de perseguição, e Danilova, ouro na perseguição e prata nos 10 km clássico, foram pegos no antidoping na cidade americana com darbepoetina.
A droga, similar à EPO, estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação do sangue. É usada por atletas que disputam provas de resistência.
Além dos dois, a russa Larissa Lazutina também foi pega com a mesma substância em 2002.
Na época, os atletas foram banidos dos Jogos de Salt Lake, mas desclassificados de apenas uma prova, disputada após o teste positivo. Muehlegg perdeu o ouro nos 50 km; Lazutina, a mesma medalha nos 30 km; e Danilova, a oitava posição na mesma prova.
Lazutina havia sido também vice-campeã dos 15 km e dos 5 km.
A decisão causou reações principalmente dos comitês de Noruega e Áustria, que tiveram representantes vencidos pelos atletas flagrados no antidoping.
O caso foi parar na Corte de Arbitragem do Esporte, a última instância para julgamentos. Em junho, Lazutina perdeu as medalhas de prata, e em dezembro foi a vez de Muehlegg e Danilova.
Com a redistribuição de medalhas, a Espanha, que aparecia em 16º lugar, deixou de figurar entre os premiados. A Rússia perdeu uma posição e caiu para quinto lugar, e a Alemanha, onde nasceu Muehlegg, ganhou uma medalha, mas deixou o topo do quadro.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Automobilismo: Rivais falham no final, e Ferrari se empolga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.