São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Novela sem fim


Para quem gosta de vôlei é uma tristeza ver um craque como Ricardinho fora da seleção de Bernardinho


CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

NÃO FOI desta vez que o levantador Ricardinho voltou à seleção. Mesmo relacionado em uma pré-lista para a Liga Mundial, ele ficou fora da convocação oficial. Uma pena. Foi criada toda uma expectativa para seu retorno já que desde janeiro o técnico Bernardinho vem mantendo contato com o atleta.
Essa novela chata e sem fim já dura três anos, desde que Ricardinho, até então capitão da seleção, foi cortado do time às vésperas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Nesse período, perdemos uma Olimpíada e agora estamos em ano de Campeonato Mundial.
Sobre esse assunto, as declarações são sempre evasivas.
O técnico Bernardinho tem afirmado em entrevistas que o importante foi a retomada do contato com Ricardinho, primeiro passo para o entendimento. Mas, para voltar, o jogador teria que ter a aprovação dos líderes do time.
Já o atacante Giba chegou a divulgar uma nota oficial, em março, falando que o retorno do levantador dependia da sua vontade de se ajustar ao grupo e que ele deveria demonstrar real interesse de voltar.
Ricardinho tem manifestado vontade de regressar para a seleção e fez uma grande temporada na Itália, apesar de o seu time, o Treviso, ter sido eliminado nas semifinais do Campeonato Italiano.
O certo é que as interrogações dessa história não acabam. Será que ele vai ser convocado para o Mundial da Itália? Será que comissão técnica, jogadores e Ricardinho vão conseguir se entender até lá? O certo é que para quem gosta de vôlei é uma tristeza ver um craque fora da seleção.
Foram convocados três levantadores para a Liga Mundial: Bruno, Marlon e Sandro. Ricardinho vai retornar para o Brasil ainda nesta semana. Além de descansar, vai estudar propostas de clubes para a próxima temporada. No Brasil, tem convites de Vôlei Araçatuba, Cruzeiro, Sesi e Minas.
Bernardinho também deixou fora da convocação a sensação da Superliga, o oposto Lorena. Meio maluco e falante em quadra, ele foi o maior pontuador do torneio, dono do melhor saque e da melhor defesa. Os convocados para essa posição foram Leandro Vissotto, Wallace e Théo.

NOVO TIME
Agora é oficial. A cidade de Campinas vai ganhar um time masculino de vôlei. A ideia é formar uma equipe competitiva e investir nas categorias de base. O projeto, que tem como embaixador o ex-levantador Maurício, terá o patrocínio da indústria farmacêutica Medley e da prefeitura da cidade.

O MELHOR
O Trentino, dos brasileiros Rapha e Leandro Vissotto, é o melhor time de vôlei hoje do planeta. No domingo, atropelou o Dínamo Moscou, do brasileiro Dante, e conquistou o bicampeonato europeu. O time, que é o atual campeão mundial, vai decidir o título italiano neste domingo contra o Cuneo.

cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: F-1: Vulcão islandês atrapalha Di Grassi
Próximo Texto: Paul Doyle: O esporte favorito dos ingleses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.