São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra sina carioca, Santos encara o Botafogo

Alvinegro paulista tem só 33% de aproveitamento contra times do Rio desde título do Brasileiro-04, justamente contra o Vasco

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Para evitar um recente problema, uma antiga arma.
Depois de perder para o Grêmio, em Porto Alegre, o Santos volta a apostar na Vila Belmiro para pegar o Botafogo, às 18h10.
Desde que faturou o Brasileiro de 2004 em partida contra o Vasco, o Santos vem amargando maus resultados contra times do Rio. O alvinegro praiano enfrentou cariocas no Nacional dez vezes. Disputou 30 pontos e só conquistou dez (33,33%), com somente duas vitórias -ambas em 2005.
Neste Brasileiro, nos dois jogos que fez contra equipes do Rio, o Santos obteve um empate (Flamengo, 2 a 2) e uma derrota (Fluminense, 1 a 0).
Para a partida, justamente o confronto do campeão paulista com o campeão carioca, o técnico Vanderlei Luxemburgo prevê retranca adversária.
Como o Botafogo vem de uma derrota e ocupa a zona de rebaixamento na tabela, ele acha que o time jogará fechado.
Para superar a retranca, aposta na pressão que o adversário sofre na Vila Belmiro. O Santos não perdeu nenhuma partida neste ano em casa, onde conquistou 43 dos 45 pontos.
"Acho que eles vão se fechar e tentar o contra-ataque", disse.
O time entrará em campo sem o meia Cléber Santana, que começa a cumprir suspensão de 120 dias pela cotovelada em Marcinho Guerreiro, no jogo contra o Palmeiras, no Parque Antarctica, em abril.
Em contrapartida, quem pode voltar a jogar é o atacante Reinaldo, que treinou anteontem e pode ser opção.
Segundo o treinador santista, o longo período de recuperação que o jogador terá durante a Copa do Mundo vai pesar positivamente na decisão de escalá-lo. "Tenho mais 37 dias para recuperar o jogador e, neste jogo de domingo [hoje], podemos chegar a 20 pontos. De repente, vale a pena colocá-lo", afirmou.
No meio-de-campo, devem jogar Maldonado, Fabinho e Wendel. Magnum e André também lutam por uma vaga.
O treinador não definiu se escalará três ou dois zagueiros. Como de praxe, também não divulgou a escalação. O objetivo de Luxemburgo era terminar a primeira "etapa" do torneio, antes da Copa, com 23 pontos.
O Botafogo deve levar a campo um time bastante modificado em relação ao último jogo.
O técnico Cuca deverá sacar Reinaldo e escalar Marcelinho no ataque. Na zaga, sem poder contar com os titulares Scheidt e Rafael Marques, Juninho ganhará nova chance.
No meio-campo, Joílson deverá começar jogando. O lateral-direito Ruy retornará ao time na partida. Suspenso, Zé Roberto é desfalque. A última vez que o Botafogo bateu o Santos na Vila Belmiro foi em 2001.


Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Aval: Belletti vai a ct, visita técnico e elogia atacante
Próximo Texto: Nem aí: Torcedor só quer saber da copa, diz técnico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.