São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fla conquista Nacional de basquete pela 1ª vez

Em torneio marcado por ausência de times de SP, time bate Brasília por 101 a 96, faz 3 a 0 na série final e ganha título do masculino

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma virada no último quarto de jogo, o Flamengo ganhou ontem, pela primeira vez, o Nacional masculino de basquete. O rubro-negro venceu o Brasília por 101 a 96, no ginásio da Asceb, em Brasília, e fechou o mata-mata decisivo em 3 a 0.
O Flamengo é o terceiro clube entre os grandes do Rio a conquistar o Brasileiro de basquete, depois de Botafogo (1967) e Vasco (2000 e 2001).
Líder da primeira fase, com 19 vitórias e 3 derrotas, o Flamengo não perdeu na fase final, eliminando Cetaf-ES, Joinville e Brasília, sempre por 3 a 0.
A tarefa do Flamengo foi facilitada pela ausência das principais forças de São Paulo. Insatisfeitas com a Confederação Brasileira de Basquete, oito equipes boicotaram o torneio.
A única exceção foi o Rio Claro, que jogou em parceria com a Ulbra, sendo eliminado nas quartas-de-final pelo Joinville.
Ontem, com o 3 a 0, o Flamengo devolveu o placar da última vez em que havia chegado a uma decisão de Nacional. Em 2004, perdeu por 3 a 0 para o Uberlândia -na época patrocinado pelo Grupo Universo, mesmo apoiador do Brasília.
Ontem, ao menos, o time do DF ofereceu maior resistência. Nos dois primeiros jogos, no Rio, o Brasília perdera por retumbantes 93 a 66 e 91 a 76.
A equipe dirigida por Lula, ex-treinador da seleção, comandou o marcador nos três primeiros quartos, iniciando o último período com uma pequena vantagem de 67 a 62.
O quarto final, porém, foi atrasado em alguns minutos devido ao estouro de bombas detonadas por flamenguistas na arquibancada. A arbitragem pediu reforço na segurança.
A paralisação arrefeceu os ânimos do mandante, que perdeu a consistência na defesa.
Já o time do técnico Paulo Chupeta, que irá comandar a seleção no Sul-Americano do Chile, ganhou novo ânimo. Marcelinho comandava o ataque, marcando no último quarto 24 de seus 40 pontos -foi o cestinha do jogo. Duda, seu irmão, contribuiu com 22, fazendo com que a família Machado fosse responsável por mais da metade da pontuação do time.
Nervoso, o Brasília ainda perdeu o pivô Spillers, que se desentendeu com Coloneze -ambos foram expulsos. O time teve mais dois atletas excluídos pela quinta falta -Estevam e Arthur. Já o Flamengo perdeu Alírio. "Foi a vitória da determinação. O time acreditou até o final que poderia fechar a série", afirmou Chupeta.


Texto Anterior: Duplas: Brasil busca vaga na decisão
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.