São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dívida marca campanha anterior

DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha do Rio pela Olimpíada de 2004 deixou como herança uma dívida. Credores tiveram de recorrer à Justiça para cobrar dívidas deixadas pelo Rio-2004, o comitê da campanha.
A prefeitura diz que não foi acionada, mas fazia parte do grupo, ao lado do governo do Estado, da Firjan (a federação das indústrias do Rio) e da associação comercial.
A candidatura de Brasília aos Jogos de 2000 estava fadada ao fracasso desde o nascimento. Não havia desportistas engajados na disputa.
O Rio lançou sua primeira candidatura para 2004. Queria o apoio de toda a América, mas caiu na fase inicial ao ser superado por Buenos Aires.
A atual campanha da cidade, pelos Jogos-16, produziu pelo menos uma saia justa. Primeiro, foi divulgado que o COI advertiu a candidatura de Tóquio-16 por ter questionado o Rio. Um diplomata japonês teria indagado Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, sobre o porquê de o Rio entrar na disputa se o Brasil já será o país-sede da Copa-2014.
Porém Yasuhiro Nakamori, diretor-geral da candidatura japonesa, negou que tenha recebido reprimenda do COI. ""Só recebemos uma carta confidencial, diga-se, pedindo mais informações sobre o episódio", disse. (EO)

Colaborou LUIS FERRARI, da Reportagem Local


Texto Anterior: Rio aposta em Pan, PAC e pesquisa por Jogos-16
Próximo Texto: "Ecológica", China proíbe as sacolas plásticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.