São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal de ditador festeja seleção de Dunga

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Para milhões de torcedores em todo o mundo, foi uma partida morna.
Menos para o jornal oficial de Robert Mugabe, o "Herald". "Um espetáculo dos sonhos" foi como o diário definiu a vitória de 3 a 0 do Brasil sobre o Zimbábue.
Em uma foto de quase meia página, na capa do jornal, um Mugabe de óculos escuros, terno preto e sorriso aberto cumprimenta um igualmente sorridente Kaká, observado por Robinho.
Com 40 mil exemplares diários, o jornal é porta-voz assumido, e sem constrangimentos, do ditador. Até ontem, era o único diário em circulação no país. Um outro jornal, privado, estreia hoje.
"Mania do samba envolve o Zimbábue", diz a manchete principal. Segundo a reportagem, "os torcedores se maravilharam com a arte sedosa do futebol brasileiro". O jornal festeja a torcida multirracial, "uma raridade", citando a presença de um australiano e de um chinês no estádio.
Mencionada na reportagem, a presidente da federação local de futebol, Henrietta Rushwaya, afirma que pretende agora trazer novas equipes de projeção internacional para jogar no país.
Nem tudo foi perfeito, afirma a reportagem do "Herald". O texto diz que alguns leitores telefonaram para a redação do jornal para reclamar de um apagão momentos antes do amistoso de anteontem. "Alguém dormiu em serviço", diz um leitor irado, não identificado.


Texto Anterior: "A seleção é minha", diz técnico, que vê imprensa como inimiga
Próximo Texto: José Geraldo Couto: África na veia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.