São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Vice-presidente do time carioca e do Clube dos 13, polêmico dirigente vai disputar eleição no clube em novembro
Miranda quer agora presidência do Vasco

Ichiro Guerra - 11.mai.2000/Folha Imagem
O deputado Eurico Miranda, vice-presidente do Vasco há mais de uma década, pretende assumir a presidência do clube. O dirigente vai disputar no final deste ano a eleição


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Mais polêmico dirigente do futebol brasileiro, Eurico Miranda vai tentar se eleger, finalmente, presidente do Vasco.
Desde o mês passado, o dirigente articula internamente no clube a sua candidatura na próxima eleição, que será em novembro.
""No Vasco, nós resolvemos as nossas questões internamente. Na hora certa, eu vou declarar a minha intenção. No final, (a candidatura) vai acontecer normalmente", afirmou Miranda, que se recusa a assumir oficialmente a sua candidatura para não sofrer resistência dos seus opositores.
""Tornar-me presidente do Vasco é algo natural. Mesmo assim, não vou fazer campanha", disse.
Miranda é vice-presidente de futebol do Vasco, função que ocupa desde os anos 80, quando conquistou o poder no clube.
Sem nunca ter sido presidente do Vasco, Miranda se tornou o homem forte do clube após se aliar a Antônio Soares Calçada, desde então presidente do clube.
Antes, Miranda já havia sido diretor de basquete, atletismo e patrimônio do Vasco.
Amado e odiado no futebol, Miranda foi o responsável pelo projeto de transformação do Vasco em potência olímpica. Com o dinheiro do Bank of America, parceiro do clube, ele contratou uma série de astros do esporte.
No futebol, o time conta com os atacantes Romário e Viola. No basquete, o time é bicampeão sul-americano e vice mundial. Nos esportes olímpicos, o Vasco será o clube com mais atletas na delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney -cerca de 50.
Com o seu estilo agressivo, Miranda ganhou o poder no Vasco e em pouco tempo despontou como um dos principais e mais polêmicos dirigentes do país.
O dirigente, que gosta de dizer que pelo Vasco faz qualquer coisa, já articulou várias ""viradas de mesas" no futebol brasileiro.
Nos últimos anos, Miranda conseguiu ampliar o seu poder. Eleito duas vezes deputado federal, é um dos líderes do lobby da bola em Brasília. Recentemente, modificou quase toda a Lei Pelé.
Na última eleição, Miranda foi eleito com mais de 100 mil votos.
Apesar da sua força política no futebol, o dirigente vascaíno foi um dos principais derrotados com a inclusão do Gama na Copa João Havelange.


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Estigma de vice acompanha o líder vascaíno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.