São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegação é mais experiente que a dos EUA

DOS ENVIADOS A ATENAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao menos na proporção, a equipe brasileira que disputará os Jogos de Atenas tem mais experiência até do que a maior potência olímpica, os EUA.
Dos 531 nomes que integram a delegação americana, 37% têm alguma Olimpíada no currículo. No caso brasileiro, o percentual é de 43% -105 dos 245 atletas já estiveram em pelo menos uma edição do evento.
No caso do triatlo, por exemplo, há apenas um novato entre os seis atletas que estarão nos Jogos. O único estreante é o santista Paulo Miyashiro, 28.
O pentatlo moderno tem situação bem distinta: os dois brasileiros (Daniel Santos e Samantha Harvey) são estreantes de uma modalidade que o país não disputa desde 1964.
Ter experiência em Olimpíada é algo que pode fazer diferença na hora de competição por causa do deslumbramento recorrente com a Vila Olímpica e os palcos da disputa. Para Atenas, por exemplo, o Comitê Olímpico Brasileiro fez questão de pedir aos atletas que não se entregassem às benesses da Vila Olímpica -com restaurantes abertos 24 horas por dia e boates, o local é, do ponto de vista dos esportistas, uma chance única de encontrar ídolos mundiais. (GR, RD E PC)


Texto Anterior: Brasil olímpico é o mais velho desde Melbourne-56
Próximo Texto: O personagem: Caçula do país, Jeniffinha quer "esticar" e Pequim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.