São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale tudo

Decisão da Copa do Brasil vale o título, a primeira festa dupla desde 1968, a Libertadores , o sonho do Mundial e o futuro da nova geração de meninos da Vila

Vitória x Santos
Duelo no Barradão, às 21h50, define o campeão da Copa do Brasil-2010

LUCAS REIS
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

O jogo de hoje vale muito além do que imaginam os santistas mais fanáticos.
Vale uma temporada inteira, o caminho de volta à América, o futuro de uma geração e até mesmo os rumos da próxima seleção brasileira.
Derrotar o Vitória (ou empatar ou até perder por um gol de diferença) dará ao Santos o título inédito da Copa do Brasil, a primeira conquista nacional desta aclamada -e polêmica- terceira geração de meninos da Vila. Sair de Salvador com a taça significará uma volta por cima definitiva ao Santos, após temporadas fracassadas. Vale por mais uma prova da maturidade do esquadrão capitaneado por Paulo Henrique Ganso e Neymar.
E entrará para a história.
Não apenas pela conquista inédita e pelo ano marcante.
Vale mais: afinal, o torcedor santista que nasceu depois de 1968 simplesmente não sabe o que é comemorar dois títulos importantes em uma mesma temporada.
Nem mesmo a segunda geração de meninos da Vila, liderada por Robinho -que deve fazer hoje sua segunda despedida do clube onde se criou-, conseguiu tal façanha. Venceu "apenas" os Brasileiros de 2002 e 2004. Ou seja, gritos consecutivos de campeão, apenas o time de Pelé proporcionou.
Em 1968, o Santos conquistou o Estadual e também o Roberto Gomes Pedrosa, à época o mais importante campeonato nacional.
Vale vaga na Libertadores, cujo sonho do tricampeonato já rodeia a cabeça do clube. O próprio presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro andou discursando sobre o sonho da terceira estrela na camisa santista -o terceiro Mundial.
A última vez que disputou o torneio continental foi em 2008. O time acabou eliminado nas quartas de final. Em 2003, com aquele esquadrão de Robinho, obteve o vice.
Dorival Jr. disse ontem que a conquista desse título será fundamental para o prosseguimento desta geração. "Este time precisa ter aquela obsessão de querer ganhar mais. São garotos com muitas qualidades e que podem, se quiserem, alcançar muitos resultados pelo Santos."
Pensando ainda maior, este jogo vale, até mesmo, uma celebração ao nascimento da nova e renovada seleção do técnico Mano Menezes.
A base do novo esquadrão verde e amarelo estará em campo hoje, com Neymar, Ganso e André, que se juntaram a Robinho. Um título desse porte seria um bom cartão de visitas dos garotos.
Geração esta que pode ser desfeita mais rapidamente em caso de fracasso. E, ironia, pode ser desmanchada ainda mais rápido se o título for confirmado, a julgar pela visibilidade mundo afora.
O atacante André se despede hoje. Neymar tem proposta do Chelsea. Wesley tem chance de jogar no Benfica. E Ganso, cérebro do time, também vem sendo sondado por clubes europeus.


NA TV
Vitória x Santos
21h50 Band, Globo, Sportv e ESPN Brasil




Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Dorival Jr. minimiza polêmica virtual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.