São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice

FIA ignora regras para ter GP coreano no calendário da F-1

Entidade que comanda a categoria marca vistoria do circuito para depois do prazo

DE SÃO PAULO

Para realizar a primeira corrida de F-1 na Coreia do Sul, em 24 de outubro, a FIA resolveu passar por cima de seus próprios regulamentos.
Com as obras no circuito de Yeongam ainda em andamento, a entidade que comanda o esporte anunciou que irá fazer sua inspeção final apenas no próximo dia 21, pouco mais de um mês antes da realização da prova.
O problema é que, pelo Regulamento Esportivo da categoria, esta vistoria deveria ter sido realizada há dois meses.
De acordo com o artigo 3.4 do Apêndice O do regulamento, "para os circuitos permanentes, a inspeção final deve ser feita não depois de 60 dias (90 no caso da F-1) da realização do evento".
Mas, apesar de o prazo da vistoria já ter ficado para trás, a FIA diz estar confiante de que o GP da Coreia será disputado sem contratempos.
"A FIA tem recebido informes semanais de seu inspetor na Coreia sobre o andamento das obras no que diz respeito não só à pista como sobre as instalações de segurança", afirmou a entidade ao diário inglês "Telegraph".
Apesar disso, no paddock, há quem acredite que o circuito coreano não será concluído a tempo de abrigar a antepenúltima etapa do Mundial. Nesse caso, a corrida seria cancelada, e a chance de voltar ao calendário em 2011 ficaria bem reduzida.
O regulamento não explica se uma corrida em outro circuito seria realizada em substituição a um evento cancelado. Especula-se que Bernie Ecclestone esteja sendo "generoso" com os coreanos porque não teria achado outro interessado na data.


Texto Anterior: Ginástica artística: Seleção feminina conquista bronze e vaga no Pan de 2011
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.