São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Clube assina com Odebrecht, e Lula assegura abertura

DO PAINEL FC
DE SÃO PAULO


O ex-presidente Lula aproveitou sua participação na cerimônia de assinatura do contrato entre Corinthians e a Odebrecht, na tarde de ontem, para assegurar que o estádio de seu time receberá a abertura da Copa de 2014.
"Um abraço. Vamos fazer o melhor estádio e a abertura da Copa. Até 2014", gritou para a multidão, após rápido discurso. "Quero agradecer à Odebrecht por estar trabalhando sem contrato há noventa dias", comentou Lula.
É informação corrente que foi o então presidente que "incentivou" a construtora a erguer o estádio corintiano.
Lula aproveitou para argumentar que o Itaquerão nada teve a ver com a desclassificação do Morumbi no pleito pela abertura do Mundial.
"Perguntem ao Juvenal [Juvêncio, presidente do São Paulo] o que aconteceu, perguntem ao presidente da Fifa ou da CBF", declarou. "Não foi o estádio corintiano que entrou na história da Copa. Foi a Copa que entrou na história da nossa arena."
Lula cobrou austeridade na construção do Itaquerão. O vice de marketing corintiano, Luiz Paulo Rosenberg, afirmou que tentará diminuir custos e que por isso a assinatura do contrato demorou.
Executivos da Odebrecht calculam que o preço da obra, pode diminuir em até 3%.
"O valor atual trabalhado pela Odebrecht, de R$ 820 milhões, é baseado no projeto preliminar. Um cálculo com mais profundidade estrutural pode permitir uma queda de até 3%", argumentou Carlos Armando Paschoal, da Odebrecht São Paulo.

COMEMORAÇÃO
A festa dos 101 anos do Corinthians no Itaquerão, além de Lula e autoridades, contou com convidados não ilustres, mas que acompanham o clube de perto e estão acostumados a fila e churrasquinho.
"Nós fazemos churrasco na porta do estádio uma vez por mês. Não estamos aqui por causa da festa, estamos sempre por amor ao Corinthians", disse Silvio Oliveira, 45, do grupo "Amor 100 Limites".
"Não somos organizada, embora muitos membros sejam sócios da Gaviões. Faremos churrasco aqui todo mês até o estádio ficar pronto."
São cerca de 250 pessoas no grupo, de várias regiões da cidade. "Não tem estrutura, estádio ou coisa que pague emoção. Estamos aqui pelo Corinthians e, se o ingresso for caro, faremos churrasco depois do lado de fora", disse Sidnei Beires, 28, enquanto assava linguiças.
Longe das barracas do evento, aparecia um pôster com o tema do Carnaval-2012 da Gaviões: "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação". Na foto, o ex-presidente usa chapéu de cangaceiro no meio do escudo corintiano.
O público só pôde entrar no evento às 11h, mas a torcedora-símbolo do time já estava desde as 9h30 no primeiro lugar da fila para entrar.
Fantasiada dos pés à cabeça de Corinthians, Valquiria de Jesus, 69, a "Tia da Fiel", irritou-se com a presença de uma senhora um ano mais jovem que, atrás dela, tinha um porta-celular do São Paulo. "Vê se pode. É festa do Corinthians e ela vem com isso."
Mas a tricolor Tereza Paparazo até falou bem do rival. "Moro do lado e estou muito feliz pelo estádio.
Quero vir ver São Paulo x Corinthians."
Para a festa, houve quem esperasse 45 mil pessoas, mas a previsão da polícia militar era modesta -15 mil. Segundo a polícia, até o início da tarde, cerca de 10 mil pessoas compareceram. (EDUARDO OHATA E RODRIGO BUENO)



Texto Anterior: Liedson é quem mais faz falta, afirma técnico
Próximo Texto: Itaquerão é 'verde' e retangular
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.