São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo quer desencantar fora

Time, que não vence como visitante há mais de dois meses, tenta bater Ipatinga e colar nos líderes

Muricy Ramalho vai apostar no esquema com apenas Borges no ataque contra o rival mineiro; contundido, Rogério continua de fora

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo enfrenta o Ipatinga hoje às 16h, fora de casa, com o objetivo de tentar se aproximar da liderança.
Mas, para cumprir a meta traçada neste final de Brasileiro, o time de Muricy Ramalho precisa retomar o seu perfil de visitante indesejado para dar ação ao seu discurso.
Na quinta colocação com 46 pontos, e com apenas duas vitórias longe do Morumbi -Flamengo no Rio e Vitória em Salvador-, Muricy armou um São Paulo cauteloso para, primeiro não ser surpreendido, depois, buscar a vitória no Ipatingão.
Na formação que terá apenas Borges no ataque e mais seis jogadores no meio-campo, o treinador são-paulino disse que o seu time não será defensivo, mas equilibrado taticamente.
"O Hugo vai estar mais liberado para ajudar o Borges. E nesse esquema, o Hernanes e o Jean [que são volantes] vão atuar como meias", afirmou.
Artilheiro do time no Brasileiro com dez gols, Hugo disse que a liberdade para chegar a frente o faz lembrar de sua passagem pelo Grêmio. "No Sul, tive meu melhor momento. Jogar mais adiantado facilita porque você tem mais força e confiança para tentar o drible."
Outra ordem do chefe é a aposta nos alas. Contra o Ipatinga, tanto Joílson como Jorge Wagner tem missão de desafogar a partida com jogadas pelos lados para aproximação dos homens de meio-campo.
Atual bicampeão nacional com o próprio Muricy no comando técnico, o time tenta reencontrar o diferencial que o fez ganhar com sobras os Brasileiros de 2006 e 2007: o bom desempenho como visitante.
No ano em que findou o jejum de 15 anos sem Brasileiro, o desempenho fora foi de 56% com oito vitórias e oito empates em 19 jogos.
Em 2007, o São Paulo foi mais implacável e cravou 63% de aproveitamento -com dez vitórias e mais cinco empates.
Sem a mesma regularidade das duas últimas campanhas vitoriosas, o time tem contra si o rumo do campeonato. Os números mostram que só 18% dos visitantes conseguem triunfar contra 57% de êxito dos times que jogam sob o calor de sua torcida. Sem vencer fora desde o dia 16 de julho, nos 3 a 1 sobre o Vitória, Muricy aposta no poder de chegada da equipe.
"O São Paulo voltou a viver um bom momento. Estamos jogando e convencendo. E um time com a nossa qualidade não podia continuar jogando daquele jeito", falou o treinador.
Para o zagueiro Miranda, se o São Paulo conseguir vazar o goleiro rival, a chance de voltar com três pontos é boa. "O São Paulo sempre foi forte na defesa. Acho que se sairmos na frente vai facilitar muito."
Mas, se os olhos de Muricy Ramalho estão voltados para seus jogadores, a recuperação do Ipatinga no campeonato não passou despercebida pelo grupo. "Eles venceram os três últimos jogos dentro de casa e estão brigando para sair da zona de rebaixamento. Acredito em um jogo muito difícil", afirmou o zagueiro André Dias.
Muricy mais uma vez não vai contar com o atacante Dagoberto, que cumpre suspensão, mas a ausência maior é o goleiro Rogério, que pela segunda partida seguida fica de fora.
O goleiro, que fez tratamento intensivo na panturrilha, não conseguiu se recuperar e a expectativa agora é que ele retorne contra o Náutico, no Morumbi, no dia 9 de outubro.
NA TV - Ipatinga x São Paulo
Band (menos Ipatinga e Rio), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: José Geraldo Couto: Vai e vem
Próximo Texto: Trunfo: Time faz ensaio com bola parada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.